Open Insurance vai começar ainda em 2021

A Susep anunciou que a primeira fase de implementação do Open Insurance será concluída até dezembro deste ano. Esta etapa irá abranger somente algumas linhas de negócios, incluindo seguros compreensivos residenciais, de automóveis, de pessoas, planos de previdência complementar aberta e capitalização.

Para a implantação dessa fase, a Susep irá publicar quatro manuais, que discorrerão, de forma detalhada, sobre os requisitos técnicos e procedimentos operacionais que as seguradoras deverão observar no ambiente do Open Insurance.

A autarquia receberá, através de consulta pública, até o dia 17 de junho, as sugestões para a elaboração da versão final dos manuais.

O principal deles é o manual de Escopo de Dados, que detalha os requisitos técnicos para a implementação dos elementos necessários à operacionalização do Open Insurance, complementando a regulamentação vigente sobre o tema.

Esse manual será revisto e atualizado periodicamente a fim de preservar a compatibilidade com a regulamentação, bem como para incorporar os aprimoramentos decorrentes da evolução do Open Insurance e da tecnologia. 

Já o manual que aborda a Experiência do Cliente do Open Insurance será lançado futuramente, pois faz parte da implementação da segunda fase do projeto, prevista para maio de 2022. 

Todos os documentos foram elaborados com base nos manuais apresentados pelo Banco Central para o Open Banking. Basicamente, as diferenças podem ser observadas no manual de escopo de dados e serviços que retratam as características de negócio do setor de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

Segundo a Susep, o open insurance, cuja regulamentação também está em processo de consulta pública desde o dia 22 de abril, é um ambiente que permite o acesso mais fácil para o consumidor aos produtos e serviços de seguros, através do compartilhamento de dados com outras seguradoras ou terceiros, de forma segura, ágil, precisa e conveniente. “O projeto permitirá a criação de produtos mais customizados e mais adequados às necessidades dos consumidores e uma funcionalidade mais amigável, o que gerará oportunidades de desenvolvimento para o setor de seguros como um todo”, assegura o autarquia em comunicado publicado no seu site.

Ainda de acordo com a Susep, nesse contexto com o detalhamento dos requisitos técnicos e dos procedimentos operacionais a serem observados pelas sociedades participantes do Open Insurance, os manuais serão “ferramentas fundamentais no avanço do processo de implementação do ecossistema”.

O post Open Insurance vai começar ainda em 2021 apareceu primeiro em CQCS.