Franquia de seguro de vida é opção para quem quer empreender e precisa de resultados rápidos

A contratação de apólices está em alta. Ter o apoio de uma marca consolidada e com um modelo de negócio sólido facilita o empreendedorismo

O mundo espera por dias melhores e anseia por uma solução para a pandemia do novo coronavírus, que no Brasil já provocou mais de 200 mil mortes. A letalidade da doença conscientizou as pessoas a respeito da vulnerabilidade e da finitude da vida, aumentando a preocupação em proporcionar proteção financeira à família em caso de ausência. Prova disso é que a procura por seguro de vida no país vem crescendo mesmo diante de um cenário econômico adverso.

Em novembro de 2020, o mercado segurador registrou alta de 10% em relação a 2019, sendo que o seguro de pessoas é responsável por 37% do faturamento total. Dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) apontam ainda que, no acumulado do ano, o segmento cresceu 4,7%, faturando R$1,8 bilhão a mais que em 2019.

Os números chamam atenção de empresários que querem aproveitar o movimento de expansão e também de quem quer empreender. Com queda nas vagas formais do mercado de trabalho e aumento da taxa de desemprego, investir em um negócio próprio tem sido a alternativa encontrada por inúmeros profissionais para alcançar sua independência financeira. De acordo com a Receita Federal, de março até dezembro do ano passado, foram abertos mais de 1,3 milhão de novos CNPJs no país.

No entanto, os desafios para começar um negócio do zero são inúmeros, e o investimento necessário para abrir uma empresa própria, com espaço físico, pode desestimular quem não conta com um grande aporte inicial e precisa de retornos rápidos. Nesse sentido, as franquias são opções mais interessantes, principalmente, para quem quer empreender, porém nunca gerenciou uma empresa.

“As franquias representam um risco menor ao empreendedor. O apoio e o conhecimento que as franqueadoras transferem à rede de franquias, em todas as etapas da operação, faz de tal modelo de negócio um investimento mais seguro, mesmo em tempos de crise como a que estamos vivenciando”, afirma Humberto Madeira, vice-presidente de franquias da Prudential do Brasil, maior seguradora independente do país no segmento de pessoas.

O setor de franquias é promissor. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam um faturamento de R$186,75 bilhões em 2019, crescimento de 7% em comparação com 2018. Em 2020, mesmo com os impactos negativos da pandemia, o segmento foi bastante resiliente. No terceiro trimestre apresentou sinais de recuperação, fechando o período com um movimento de R$44 bilhões e um saldo positivo de 0,9% entre lojas abertas e fechadas.

E as redes não têm poupado esforços para se adaptar à nova realidade. A Prudential do Brasil reestruturou recentemente seu modelo de franquias para deixá-lo ainda mais atrativo. Com um aporte inicial de R$30mil é possível tornar-se um franqueado. Não há necessidade de experiência prévia no setor, porém, a companhia faz uma seleção dos interessados a partir de uma avaliação de perfil, considerando, entre outras características, o apetite para tomar riscos e vocação para empreendedorismo. Aos aprovados compete retirar todas as certificações necessárias, inclusive de registro como corretor de seguros.

A transferência de know-how é padronizada e a franqueadora oferece treinamentos exclusivos. Cumprindo os requisitos de qualidade, compromisso nas vendas de seguro de vida individual e relacionamento com os clientes, cada franqueado é responsável pelo seu próprio negócio, o que faz o modelo ser totalmente adaptável à realidade de qualquer empreendedor. A Prudential ainda disponibiliza 30 espaços de coworking como serviço de apoio aos franqueados em diversos estados do Brasil, onde é possível, por exemplo, imprimir contratos, realizar reuniões, receber clientes e endereçar correspondências.

O vice-presidente da marca ressalta que a franquia da Prudential do Brasil oferece possibilidade de ganhos ilimitados, pois, a dedicação ao negócio pode ser diretamente proporcional ao faturamento. “Dependendo do empenho do franqueado, o retorno do investimento pode acontecer em poucos meses”, comenta.

Presente no país há mais de 20 anos, a empresa foi pioneira no modelo de franquia para comercialização de seguro de vida, onde já atua há 16 anos. A franqueadora conta hoje com mais de 1500 corretores franqueados em todo o país. A meta é dobrar esse número nos próximos 5 anos.

“Atualmente, o mercado de seguros de vida no Brasil representa menos de 1% do PIB do país. Se compararmos com países como o Japão, em que a penetração do seguro de vida no PIB é em torno de 6,7%, enxergamos o potencial de crescimento que o Brasil ainda possui”, destaca Madeira.

Atualmente, a companhia detém 26,4% de participação no segmento de seguro de vida individual. Além de ser um ramo promissor e em expansão, a franquia de seguros permite que o profissional desenvolva sua trajetória no empreendedorismo ajudando outras pessoas a protegerem suas famílias e seus negócios, além de contribuir para o desenvolvimento da educação financeira no país.

Para saber como se tornar um franqueado da Prudential, visite: https://www.prudentialdobrasil.com.br/sejaumfranqueado

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