A estratégia da Bradesco Seguros frente aos novos padrões de consumo

Em entrevista, Diretor de Marketing do Grupo fala sobre desafios durante a pandemia, presença digital e avaliação dos riscos.

Os impactos da pandemia atingem todos os setores da economia. Os índices elevados de desemprego, a redução de renda e o aumento da inflação mexem no bolso do consumidor e, consequentemente, cortes são feitos para equilibrar o orçamento doméstico. Esses fatores afetariam diretamente o setor de seguros, mas mesmo assim este seguiu como um segmento robusto, que demonstrou grande capacidade de adaptação.

A Bradesco Seguros realinhou diversas estratégias para oferecer acolhimento em um momento difícil para todos. Ações culturais, de Marketing Digital foram trabalhadas tanto quanto a inovação. O Grupo buscou entender os novos padrões de consumo para oferecer produtos ideais.

Entre as ações culturais, a Bradesco Seguros apresentou em sua plataforma “Com Você” a edição especial do espetáculo “Tudo que eu Queria te Dizer”, estrelado por Ana Beatriz Nogueira. O espetáculo, adaptada para o formato digital, foi apresentado no canal oficial da seguradora no YouTube. Para comemorar o Mês do Seguro, o Grupo quis reforçar a parceria com toda a sociedade que, há mais de um ano e meio, vem enfrentando momentos desafiadores.

Em parceria com a Musickeria, a seguradora convidou a cantora e compositora Sandy para dar voz a uma bela homenagem a todos os profissionais de seguro que seguem com o objetivo de proteger a Saúde, a Vida e o Patrimônio dos brasileiros. “Houve um redirecionamento do foco das ofertas para novas coberturas, flexibilização de prazos e contratação ágil. Também nos dedicamos em olhar para dentro e cuidar dos nossos funcionários e parceiros para mantê-los seguros e engajados”, contou Alexandre Nogueira, Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Veja abaixo a entrevista completa com Alexandre Nogueira, Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros.

Mundo do Marketing – Como a Bradesco analisa o mercado de seguros nessa pandemia? O aumento no número de desemprego fez cair a procura ou, pelo contrário, as pessoas estão buscando proteger mais seus bens?

Alexandre Nogueira – O mercado de seguros vem passando por transformações estruturais profundas, incluindo desde o perfil demográfico da população que a cada dia fica mais longeva, até a revolução tecnológica e digital, que redesenha modelos de negócios e incorpora novos players. Em contrapartida, as mudanças também criam oportunidades, sobretudo em um mercado ainda sub penetrado e com imenso potencial de crescimento como o brasileiro.

Diante do cenário de pandemia e do distanciamento social, a Bradesco Seguros se dedicou a oferecer ainda mais facilidades de atendimento e ampliou a prestação de serviços digitais para nossos clientes e parceiros de negócio. Acreditamos que neste momento, mais do que nunca, a frase contida em nossa assinatura “Com você. Sempre” precisa ser praticada.  

Houve um redirecionamento do foco das ofertas para novas coberturas, flexibilização de prazos e contratação ágil. Também nos dedicamos em olhar para dentro e cuidar dos nossos funcionários e parceiros para mantê-los seguros e engajados durante esse período de transformação tão intensa. Nesse sentido, temos investido de maneira crescente em inovação e tecnologia, de forma a avaliar os novos padrões de consumo, para precificar adequadamente nossos produtos; aceitar melhor o risco – que é a nossa principal matéria-prima; e otimizar nossos canais de comercialização.

Mundo do Marketing – Qual é a estratégia da marca para captar mais clientes?

Alexandre Nogueira – Diante da ascensão e multiplicidade dos canais digitais nos últimos anos, quem determina como e quando deseja ser atendido é o consumidor. E é esse fato que tem direcionado tanto a nossa comunicação quanto o nosso relacionamento com os clientes. Acompanhamos de perto as mudanças de hábitos, os anseios e os desejos por proteção, pois temos a importante função de identificar as reais necessidades das pessoas. Além disso, o Grupo tem desenvolvido cada vez mais produtos e serviços que, de forma ágil, atendam a necessidade de nossos clientes.

Mundo do Marketing – Por que optar por uma campanha que envolve música e entretenimento?

Alexandre Nogueira – Nosso intuito para essa campanha era primeiro, celebrar o Dia do Seguro, comemorado em 14 de maio, fazendo uma homenagem e agradecimento a todos os profissionais do seguro. Sabemos o quanto esse é um momento desafiador – e a música foi a forma que encontramos para promover reflexões e tocar o coração das pessoas. A ideia é justamente destacar o poder do agradecimento e a importância de se contar com alguém em todos os momentos.

Em confluência com isso está a presença da Sandy, que certamente traz um impacto diferenciado ao filme. Trata-se de uma estrela da MPB, com grande poder de mobilização dos mais diferentes públicos. Ela é uma protagonista que simboliza cuidado, proteção e família, elementos fundamentais para a Bradesco Seguros.  

Mundo do Marketing – Além da ação com a Sandy, que outras ações de Marketing a Bradesco Seguros vêm realizando?

Alexandre Nogueira – Começamos o ano produzindo conteúdos cada vez mais voltados para ajudar as pessoas em suas rotinas e trazendo informações cada vez mais relevantes, elaboradas a partir dos aprendizados advindos do monitoramento sistemáticos que praticamos.

Estreamos o perfil da Bradesco Seguros no TikTok, sendo a primeira do segmento a ingressar com conteúdo na plataforma. Também estreamos na plataforma Clubhouse, promovendo bate-papos com personalidades, convidados e executivos para discutir temas relevantes para a seguradora e para a sociedade.

Mundo do Marketing – O que esperar das ações da Bradesco Seguro para 2021?

Alexandre Nogueira – A nossa estratégia é, cada vez mais, aproximar as pessoas da cultura do seguro e da Longevidade, com uma linguagem leve e informal. Afinal todos precisamos de proteção e queremos viver mais e melhor. Queremos ampliar a nossa participação no dia a dia das pessoas, trazendo conteúdos relevantes e de qualidade.

Também buscamos nos aproximar ainda mais do público jovem, através de presença em novas redes sociais como TikTok e Clubhouse, trazendo uma conscientização sobre a importância de estar protegido e também abordando temas relevantes para o cotidiano das pessoas, como educação financeira e longevidade.

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