Saiba o motivo das Seguradoras americanas devolverem dinheiro para os seus clientes

Segundo reportagem do site Consumidor Moderno, algumas Seguradoras norte-americanas, dentre elas, a Geico e Allstate, estão adotando uma prática corporativa que vem ganhando adeptos no setor: a devolução de parte do dinheiro pago pelo consumidor com o seguro de automóveis. Esta medida está sendo tomada devido a pandemia do novo Coronavírus. 

O site destacou que esta decisão está relacionada a diminuição do tráfego de veículos nos EUA causado pela recomendação do poder público para que as pessoas fiquem em casa. Ao menos é o que informam os números oficiais.

Por exemplo, o Uber americano, revelou que houve uma redução de 70% no total de corridas em cidades atingidas pelo coronavírus. Outro levantamento, desta vez fornecido pela Inrix, empresa que analisa dados de mobilidade urbana, mostra uma redução média de 30% no tráfego de veículos em todo o território americano na primeira quinzena de março – um percentual que provavelmente já é bem maior em abril. Além disso, o mesmo estudo mostra que a maior redução teria ocorrido em São Francisco, com uma queda de 51%.

Acontece que, um dos fatores usados no cálculo de um seguro de autos é justamente o uso do veículo. Ou seja, quanto mais guiamos os nossos carros, maior é a probabilidade de acontecer um acidente, uma quebra, furto e até roubo. 

A quarentena imposta pelo poder público interrompeu essa circulação, o que teria resultado na diminuição do valor de seguro auto.

As empresas americanas que são pioneiras nessa prática, Allstate e American Family Insurance, inclusive, reconhecem essa mudança no valor.  Na última terça-feira (7), elas anunciaram a devolução de cerca de US$ 800 milhões a seus clientes que possuem seguros de automóveis. Segundo a Allstate, a companhia irá reembolsar cerca de 15% dos prêmios pagos (ou parcelas dos seguros) por seus clientes nos meses de abril e maio, totalizando aproximadamente US$ 600 milhões.

“Dado um declínio sem precedentes na direção, os clientes receberão um retorno do abrigo no local”, disse Tom Wilson, CEO da Allstate em entrevista à CNN americana. “Isso é justo, porque menos direção significa menos acidentes”.

Os pagamentos da Allstate serão direcionados a todos os clientes dos EUA e também do Canadá que possuem seguro de automóvel pessoal, independentemente se o estado onde reside o consumidor estar ou não em quarentena. Já a American Family, que atende clientes em 19 estados americanos, também disse que seus pagamentos serão direcionados a todos os clientes. A empresa informou que devolverá cerca de US$ 50 por carro. Ao todo, a companhia devolverá cerca de US $ 200 milhões.

A Geico, segunda maior seguradora de automóveis dos EUA, adotou outra medida em favor do seu segurado. Ao invés de devolver o dinheiro, a empresa decidiu dar um crédito para o pagamento de uma próxima apólice de seguro. De acordo com a companhia, 15% do valor da apólice vigente será convertido em crédito na data de renovação do seguro.

De acordo com outra reportagem da CNN americana, a medida tomada pela Geico está relacionado a uma redução no pagamento dos prêmios (seguro) de 85% devido à queda no tráfego durante a crise – o que significa uma economia para a indústria de cerca de US $ 10 bilhões. Ou seja, o segredo é fazer o cálculo e mostrar que ajudar o consumidor e ganhar dinheiro são duas práticas que podem andar de mãos dadas.

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