Tombamentos de carga foram os sinistros ambientais mais registrados pela AIG

Seguradora pagou mais de R$2 milhões em indenizações a empresas seguradas responsabilizadas por danos ambientais após acidentes nas rodovias

Segundo as estatísticas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), os transportes rodoviários foram os principais causadores de emergências químicas causadoras de acidentes ambientais em 2020 (54%). Os demais modais na sequência são transporte por dutos (7%), portos (3%) e ferroviário (1%). Essa realidade também se traduz nas indenizações pagas pela AIG nas apólices do Seguro Ambiental Transporte, que registrou aproximadamente 40 sinistros em 2020, um total de R$ 2,3 milhões em pagamento.

Segundo a engenheira ambiental e Gerente de Seguros Ambientais e Responsabilidade Civil da companhia, Nathália Gallinari, a cultura de contratação de seguros ambientais para transporte em muitos setores da indústria ainda não é tão difundida, pois empresas e transportadoras que não lidam diretamente com produtos químicos perigosos acreditam que suas cargas não oferecem risco ao meio ambiente. Ainda assim, este foi o produto da linha Ambiental que mais acionou sinistros na seguradora no último ano. “Existem riscos nas mais diversas cargas, entre elas, produtos farmacêuticos, líquidos envasilhados, produtos alimentícios, grãos, resíduos de construção civil, óleos vegetais e componentes tecnológicos”.

Em um carregamento de leite sendo transportado entre dois estados, por exemplo, caso o caminhão de transporte se envolva em um acidente, há o risco de vazamento da carga no meio ambiente. “Caso atinja um córrego, este material torna-se poluente, podendo causar um dano ambiental”, afirma a Gerente. “Há ainda o risco de um rompimento do tanque de combustível do próprio veículo que também será despejado no meio ambiente, aumentando os riscos de contaminação e tornando o cenário do sinistro ainda mais complexo do ponto de vista ambiental”, explica a executiva.

“Temos diferentes exemplos de cargas tombadas, que podem ser poluentes ou não, independente do seu grau de periculosidade, se o derramamento ocorrer próximo a uma área de preservação ambiental, ou rios, sempre haverá o risco de um Dano a um Recurso Natural”, completa Nathália. A remoção de uma carga de tintas do solo, por exemplo, teve custo aproximado de R$ 300 mil. Já a limpeza de uma carga de óleo degomado que se espalhou em um rio, e foi levada pela chuva, atingiu o custo de R$ 800 mil.

Ou seja, independente do setor e material da carga, as empresas são obrigadas, por lei, a responsabilizarem-se por qualquer dano ambiental causado. É neste momento que o Seguro Ambiental Transportes da AIG atua, voltado ao segmento de transporte de mercadorias e resíduos. Sua principal cobertura são os danos ambientais que um vazamento ou tombamento de carga podem acarretar, tais como contaminação do solo, das águas de superfície e lençóis freáticos, entre outros, abrangendo as seguintes coberturas específicas: custos de limpeza (investigação, remoção, remediação e disposição final do resíduo) e monitoramento, danos a terceiros (corporais e materiais), custos de defesa e custos de restauração.

Crescente conscientização

A pauta ambiental é crescente na sociedade como um todo, inclusive com iniciativas ligadas à captação de investimentos ESG e medidas legislativas e judiciárias voltadas para amparar a preservação e recuperação do meio ambiente. No caso das empresas, a conscientização tem aumentado. A exigência do seguro em diversos tipos de contratos, financiamentos e concessões é uma realidade que tem contribuído para a ampliação desse mercado.

Para se ter uma ideia da evolução do seguro, na última década, de 2011 a 2020, a busca pelo Seguro Ambiental no Brasil aumentou pouco mais de seis vezes, chegando a R$ 125 milhões em prêmios emitidos, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), sendo a AIG uma das líderes no segmento. Porém, esse cenário ainda mostra muitas oportunidades e potencial ao seguro, se comparado com mercados mais maduros, como os Estados Unidos, que hoje já soma bilhões em prêmios em apólices ambientais.

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Estabelecimento sem seguro pode ter Alvará cassado

Uma matéria do ‘Diário da Região publicada dia 30, informa que a prefeitura de Rio Preto apresentou um projeto de que pode cassar o alvará de funcionamento dos estacionamentos de veículos automotores que não possuem o seguro de Responsabilidade Civil Geral (RCG) e não respeitem as regras impostas para a categoria na cidade.

O seguro é uma exigência do Executivo desde 1991 e tem por objetivo reembolsar o segurado que pode ser condenado por danos materiais, corporais, morais e por custos e despesas causados a terceiros em caso de acidente.

Ainda de acordo com o site, o projeto ainda determina regras quanto às medidas que precisam ser adotadas quanto a segurança dos pedestres, como a instalações luz intermitente no local de entrada e saída de veículos, bem como a pintura de faixas para pedestres no passeio público.

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Leonardo Pereira de Freitas: Seguro, um item essencial para o planejamento financeiro

Leonardo de Freitas é diretor de Organização de Vendas da Bradesco Seguros / Divulgação

Inicio de mais um ano, geralmente é o período de organizar a vida e se preparar para um novo ciclo, renovar as perspectivas. É época de pensar nas metas que queremos atingir e se preparar para cumpri-las. E por que não aproveitar o ambiente propício – de reflexões e mudanças, para olhar as finanças e planejar melhor a vida financeira? Em tempos de pandemia, esse tem sido um movimento cada vez mais frequente entre os brasileiros; já que muitos enfrentam dificuldades, seja financeira ou por questões de saúde, e precisam começar a se atentar para a importância de estar preparado para os imprevistos. Atualmente, grande parte das pessoas já mudaram completamente suas prioridades e hábitos de vida.

A pesquisa Panorama-Covid, realizada pelas áreas de pesquisa e inteligência de mercado da Globo, explorou essa tendência e identificou que 88% dos respondentes estão preocupados com a crise sanitária e 62% afirmam ter medo de perder o emprego. Entendemos que esse novo momento despertou uma nova mentalidade – a preocupação com o futuro; e com isso, a necessidade de se preparar para os eventos inesperados.

Buscar opções de investimento é um dos fatores mais importantes do planejamento financeiro, embora o senso comum restrinja essa prática quando não há avaliação de gastos e contenção de dívidas. Em primeiro lugar, é preciso equilibrar as contas no presente, mas também buscar opções que tragam segurança e garantam o bem-estar para a longevidade. Neste aspecto, o seguro é um item que pode ser inserido no planejamento financeiro e que oferece benefícios tanto à curto prazo, quanto à longo prazo; e em tempos de crise, pode assumir um papel ainda mais importante, como um investimento essencial.

Pensando no presente, e nos potenciais benefícios de uma apólice de seguro, podemos entender sua importância a partir dos imprevistos, quando paramos para avaliar o papel das suas coberturas no dia a dia. Quantas vezes você já economizou tempo e dinheiro porque acionou o seguro para resolver algum problema com o carro? Quanto já poupou de gastos médicos por investir em um plano de saúde? Já deixou de fazer reforma ou trocar algum eletrodoméstico com a cobertura do seguro residencial?

Todas essas ocasiões, em que acionamos o seguro, representam uma economia de gastos significativa no orçamento; prevenindo custos financeiros, que mais tarde poderiam, eventualmente, se tornar grandes dívidas. Portanto, contar com um seguro significa investir um pouco mais agora para evitar prejuízos muito maiores futuramente, em situações cotidianas que fogem completamente do nosso controle.

Contudo, notamos que as pessoas começam a despertar a consciência para a relevância do seguro – adquirindo uma concepção de risco. E essa nova realidade pode ser facilmente percebida quando observamos o aumento expressivo da procura de alguns segmentos dentro do mercado segurador. Por exemplo, a grande adesão ao home office, o aumento da permanecia dentro das residências e as mudanças nas rotinas dos lares, gerou um aquecimento do seguro residencial. Segundo balanço da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Residencial arrecadou R$ 2,7 bilhões entre janeiro e outubro de 2020, um aumento de 3,6% com relação ao mesmo período de 2019.

Falando de futuro, é certo que o seguro não é a única opção para oferecer segurança e proteção, afinal investir em produtos financeiros, como previdência privada é importante também; essa é uma boa forma para quem deseja garantir um “pé de meia” para a posteridade, mesmo quando não for mais possível trabalhar. Com isso, além de produtos como o seguro de Vida, a Previdência também é uma solução para garantir que os clientes tenham uma renda para recorrer.

Olhando para o mercado, os produtos de Vida também tiveram crescimento entre janeiro e outubro de 2020, com aumento de 10,5%, segundo dados da Susep; e têm um potencial imenso de penetração nos próximos anos, sendo também um ótimo recurso em casos de doenças graves, despesas médicas e hospitalares; além de uma série de assistências que estão disponíveis para os segurados.

Por fim, seja pensando no presente ou no futuro, é essencial considerar a adesão aos seguros quando se desenha um planejamento financeiro. Avalie quais os segmentos e tipos fazem mais sentido dentro dos seus hábitos e estilo de vida, e certamente você encontrará boas opções que atendem as suas prioridades. Além disso, se há dúvidas sobre onde adquirir, ou em qual produto investir, é necessário procurar a orientação de um especialista – nesse caso, um corretor de seguros; que irá, primeiramente, entender seu momento de vida – alinhado com as suas condições financeiras, para encontrar a solução adequada às suas necessidades.

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Corretor pode ganhar até 200% de agenciamento

Devido ao sucesso da campanha Agenciamento em Dobro, a Sompo Seguros S.A., vai prorrogar o prazo de vigência e ampliar o portfólio de produtos contemplados na iniciativa. Agora, além da extensão da vigência do benefício para negócios fechados dos produtos de Vida Individual (Sompo Vida Individual e Sompo Vida Top Mulher), a ação também passa a contemplar os seguros de Vida Coletivo (Sompo Vida PME Capital Global, Sompo Vida PME Super Simples e Sompo Vida PME Supremo). O prazo para a participação é até 16 de maio de 2021 para os negócios fechados no ramo de seguro de Vida Individual (produtos Sompo Vida Individual ou Sompo Vida Top Mulher) e até 31 de maio para os seguros de Vida Coletivo (Sompo Vida PME Capital Global, Sompo Vida PME Super Simples e Sompo Vida PME Supremo). 

Por meio da iniciativa, o corretor inclui o agenciamento da proposta e, após o pagamento da primeira parcela, recebe o valor da comissão somado do agenciamento em dobro. Com isso, ele tem a oportunidade de receber até 200% de agenciamento na comercialização de propostas de seguro de Vida.  “Tivemos uma excelente receptividade para a companhia até o momento. Junto com os parceiros corretores de seguros, expandimos as oportunidades de fazer novos negócios, além de ressaltar a importância do Seguro de Vida para os clientes”, destaca Edglei Monteiro, diretor Comercial de Saúde e Vida da Sompo Seguros.

“Implementamos algumas vantagens que incrementaram ainda mais os produtos de seguros de Vida e encontraram uma boa aceitação pelo mercado. Os segurados reconhecem o valor agregado desses diferenciais dos produtos. Isso contribuiu com o desempenho da campanha e com o desenvolvimento de negócios pelos corretores de seguros”, destacou Diana Aparecida de Araújo, superintendente Técnica de Vida da Sompo Seguros.

Cobertura contra COVID-19 e Doenças Graves

Um desses benefícios é que, desde 1 de março de 2021, a Sompo Seguros suspendeu a carência para coberturas de sinistros relacionados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19 para os clientes de Seguro de Vida. A companhia já havia determinado em abril de 2020 a plena cobertura no caso de Morte, Assistência Funeral e Diárias de Internação Hospitalar relacionados a casos de COVID-19 para apólices vigentes do ramo Vida.

Outra novidade foi que, recentemente, a companhia dobrou as opções de cobertura adicional de Doenças Graves para os produtos Vida Individual, além de reduzir pela metade o tempo de carência dessas coberturas nos planos disponíveis. A companhia já disponibilizava dois planos que contemplavam até dez tipos de doenças graves e que observavam uma carência de 180 dias. Desde fevereiro de 2021, o segurado conta com quatro modalidades de planos, que abrangem até 20 diferentes tipos de patologias e podem ser contratados conforme a necessidade e perfil do segurado. Além disso, todos os planos têm apenas 90 dias de carência. Conforme o plano contratado, as coberturas podem incluir doenças como Acidente Vascular Cerebral Agudo, Transplantes de Órgãos, Câncer e Melanoma, diferentes doenças do coração, Alzheimer, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Paralisia de Membros, Diagnóstico de Surdez, Perda Total da Fala, Diagnóstico de cegueira, entre outras.

Assinatura Eletrônica

A Sompo Seguros também investiu em tecnologias para garantir mais segurança e praticidade no dia a dia dos corretores de seguros e segurados. Uma das melhorias implementadas é que o Cotador Sompo Vida está integrado à plataforma de Digital Transaction Management (DTM) da DocYouSign, que possibilita assinar documentos a qualquer hora, em qualquer lugar e via qualquer dispositivo. Com isso, todos os documentos podem ser assinados e transmitidos online com segurança e sem necessidade de remessa de documentos físicos por meio de portador ou correio. Dessa forma, o processo de análise, assinatura, envio de documentos e implantação dos seguros de Vida Coletivo acontece de forma rápida, simples e sem demandar tempo excessivo do corretor de seguros ou dos gestores das empresas clientes.

Seguros de Vida Individual

A Sompo Seguros disponibiliza dois produtos no ramo Vida Individual, que trazem uma série de coberturas e serviços de assistência para atender aos diferentes perfis de clientes. São eles:

Sompo Vida Individual – O Sompo Vida Individual é um seguro voltado a indenizar o segurado ou seus beneficiários a fim de garantir proteção financeira e contribuir com o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Vale destacar que o produto inclui coberturas que garantem indenização ao segurado em vida. Entre as principais coberturas do produto estão, Morte (do segurado, cônjuge ou filhos); indenização adicional por Morte Acidental; Doenças Graves; Invalidez permanente total ou parcial por acidente; Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO); entre outras. Entre os serviços de Assistência 24 Horas que podem ser contratados estão Assistência Funeral, Assistência Cesta Básica, Assistência a Vítima de Crime, Segunda Opinião Médica, Assistência Residencial, entre outros.   

Sompo Vida Top Mulher – O Sompo Vida Top Mulher é um seguro de Vida Individual que traz coberturas exclusivas, bem como um leque de serviços de assistência disponibilizados exclusivamente para esse público. Além das coberturas básicas de seguro Vida, como as que garantem proteção financeira em caso de morte ou acidente; o Sompo Vida Top Mulher também conta com extensão da cobertura de doenças graves, como acidente vascular cerebral agudo, câncer, infarto, transplante de órgãos, paralisia total e irreversível ou perda total de audição, fala ou visão, por exemplo. A segurada também conta com opções de Assistências como a Assistência a Filhos (pacote de serviços que objetivam minimizar o impacto de imprevistos que impossibilitem os pais de cuidarem dos filhos), Personal Fitness (orientação sobre atividades físicas e como adequá-las à rotina do dia-a-dia), Motorista Substituto (disponibilização de um reboque para o transporte do veículo e táxi para os seus ocupantes, para continuação da viagem, caso a segurada encontre-se impossibilitada de dirigir), Help Desk (assistência remoto ou por telefone para produtos tecnológicos como computadores, notebooks, smartphones e tablets.), Descarte Ecológico (destino ecologicamente correto a produtos que atingem o fim de sua vida útil), entre outros.

Seguros de Vida Coletivos

No ramo Vida Coletivo, a Sompo Seguros conta com produtos voltados a empresas de diferentes portes e, para campanha Agenciamento em Dobro, a companhia decidiu forcar em seus três produtos voltados às Pequenas e Médias Empresas: Sompo Vida PME Capital Global, Sompo Vida PME Super Simples e Sompo Vida PME Supremo. Esses são produtos de fácil contratação e que trazem uma série de coberturas e serviços de assistência para atender aos diferentes perfis de clientes. Entre eles: Indenização Especial por Acidente que garante aos seus beneficiários o pagamento de um capital adicional, limitado a 100% do capital de Morte, em caso de morte causada por acidente pessoal devidamente coberto, Invalidez Funcional Total e Permanente por Doença –  Antecipação (IFPDa) que Garante o pagamento antecipado do capital segurado ao segurado, quando apresentar quadro clínico irreversível em fase terminal, decorrente de doenças devidamente cobertas, Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO) que garante o pagamento do capital segurado, mediante reembolso, referente a despesas médicas, hospitalares e odontológicas para tratamento decorrente de acidente com cobertura do seguro, desde que o tratamento seja iniciado nos 30 primeiros dias da data do acidente, entre outros. Além de benefícios como Assistência Funeral, Assistência Cesta Básica, Assistência Natalidade, Assistência a Filhos, Assistência PET, Assistência Nutricional, Segunda Opinião Médica, e um clube de benefícios que pode ser usada pelo segurado em vida.

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Projeto pretende alterar código de defesa do consumidor que trata de Seguros

O deputado Paulo Teixeira (PT/SP) apresentou projeto que, entre outros pontos, altera o artigo 101 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), cujo texto trata do seguro de responsabilidade civil. A proposta estabelece que, na ação coletiva de responsabilidade civil contra fornecedores de produtos e serviços, o réu, se houver contratado seguro, poderá chamar a seguradora ao processo.

O projeto determina ainda que, caso tenha sido decretada a falência do réu, o administrador judicial será intimado a informar a existência de seguro de responsabilidade, facultando-se, em caso afirmativo, o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, vedada a denunciação da lide ao ressegurador.

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Pesquisa aponta Bradesco Seguros como a escolha certa

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) fez análise de 96 apólices de seguro residencial entre as dez maiores empresas do país, destacando as opções com melhor custo-benefício, ou seja, a relação entre as coberturas e exclusões de cada uma e o respectivo preço cobrado pelas seguradoras. O resultado mostrou que, pelo 11º ano consecutivo, a Bradesco Auto/RE, empresa do Grupo Bradesco Seguros, lidera o ranking sobre da pesquisa da Proteste. A Bradesco Auto/RE foi indicada como a melhor do teste e escolha certa, pois foi a única da amostra que obteve a pontuação final superior a 65 pontos, entre as principais companhias do Brasil.

“O resultado da pesquisa representa nossos constantes investimentos em inovação, valorização e comprometimento do nosso quadro de funcionários, para oferecer um produto completo, composto por assistências úteis ao dia a dia, proteção personalizada de acordo com a necessidade do consumidor, serviço de excelência e canais digitais com atendimento ágil e eficaz.

Estamos orgulhosos desse resultado, que nos dá a garantia de estarmos no caminho certo para oferecer o que existe de melhor em seguro residencial. Essa conquista é um mérito de todos os colaboradores da Bradesco Auto/RE”, destaca Saint´Clair Lima, diretor da seguradora.

A pesquisa considerou cenários diferentes para chegar ao resultado, como cobertura para casa habitual, de veraneio ou apartamento, em diferentes cidades brasileiras, para três perfis distintos: só conteúdo, só prédio e conteúdo, e prédio. Para esses cenários e perfis, a associação elegeu o seguro residencial da Bradesco Auto/RE como melhor custo-benefício.

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Liberty Seguros lança ‘Cresça Minha Ideia’, primeiro programa de aceleração voltado para corretores

A ideia mais inovadora será acelerada pela seguradora em 2022, além de render um prêmio no valor de R$ 10 mil para o ganhador

A Liberty Seguros, reconhecida há 3 anos como uma das seguradoras mais inovadoras no Brasil, anuncia o Cresça Minha Ideia, primeiro programa de aceleração de ideias no mercado de seguros voltado exclusivamente para corretores. O programa mira estimular no corretor o intraempreendedorismo e a criatividade para resolver as necessidades dos clientes de forma inovadora, além de fomentar a cultura de inovação em todo o mercado. 

O programa tem cinco etapas: inscrição, seleção das ideias, desenvolvimento da ideia inovadora, premiação e aceleração. As inscrições têm início em 03 de maio e ficam abertas para todos os corretores com cadastro ativo na Liberty. Os participantes terão o desafio de trazer a melhor solução para a seguinte pergunta: “Como a Liberty Seguros pode ser mais digital e ajudar os corretores a oferecerem uma melhor experiência ao cliente?” 

A segunda etapa é a fase da seleção das ideias. Para essa fase, a Liberty contará com uma banca avaliadora composta pelos executivos da empresa, incluindo a nova CEO, Patricia Chacon, o vice-presidente comercial, Marcos Machini, e Alessandra Lima, superintendente de estratégia e inovação. Além disso, a banca terá influenciadores convidados como: Andrea Iorio, especialista em transformação digital e ex-diretor do Tinder e da L’Oréal no Brasil, e Gustavo Doria, especialista no mercado de seguros e fundador do portal CQCS. 

No primeiro crivo, a banca irá selecionar as 15 melhores ideias que irão passar por uma jornada de aprimoramento do projeto e preparar os grupos para a apresentação do pitch que irá definir as 3 ideias vencedoras. Os três primeiros colocados terão reconhecimento com suas ideias e nomes das corretoras divulgados na mídia e na imprensa e premiações em dinheiro que podem variar entre R$ 4 mil a R$ 10 mil. Além disso, o primeiro colocado ganhará uma consultoria de negócios com um time especializado em metodologias ágeis e desenvolvimento de projetos e terá sua ideia acelerada pela Liberty em 2022.

“Estamos muito felizes em promover, pela primeira vez no mercado de seguros, um desafio de inovação para os nossos parceiros. Fazemos questão de ouvir as opiniões e sugestões dos corretores e ao longo dos anos realizamos várias ações com esse objetivo. Temos certeza que agora com o Cresça minha Ideia vamos receber excelentes ideias que irão contribuir para crescermos juntos cada vez mais”, afirma Marcos Machini, Vice Presidente Comercial da Liberty Seguros. 

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Corretores de seguros demonstram desconhecimento sobre mudanças propostas pela Susep

Durante a 26ª edição do Direto & Reto com Camillo, que foi ao nesta quarta-feira (28/04) pelo canal da TV Sincor-SP, no YouTube, o presidente da entidade, Alexandre Camillo, conversou com os corretores de seguros a respeito das recentes mudanças propostas pela Susep para o setor de seguros. Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa realizada pelo Sincor-SP com os profissionais, que demonstra grande desconhecimento da categoria sobre as medidas e suas implicações.

Camillo tratou sobre as atualizações dos seguros de danos massificados e grandes riscos, com a Circular Nº 621 e a Resolução CNSP Nº 407, o sandbox regulatório e o novo conceito Open Insurance. Situações que estão ganhando força neste ano.

Sobre as novas regras para os seguros de danos massificados e de grandes riscos, 42% dos corretores disseram não entender, 32% não concordam e acreditam que não é o momento adequado e 8% não concordam com o documento. “A proposta é dar autonomia para que as seguradoras criem produtos sem pedir autorização da Susep, que ficará responsável apenas pela fiscalização”, explicou Camillo.

Para o presidente do Sincor-SP, as mudanças correspondem à dinâmica dos novos tempos e estão em linha com as transformações do mundo. “Agora, cabe ao corretor de seguros estudar o documento para se adaptar e melhorar o serviço. E, para auxiliar os associados, o Sincor-SP disponibiliza a expertise das Comissões e da Assessoria Técnica”, completou.

Os corretores também foram questionados sobre o sandbox regulatório e 58% não sabem o que é, 24% sabem e não concordam e 18% sabem e concordam. O sandbox é um ambiente regulatório experimental, constituído com condições especiais para possibilitar a implantação de projetos inovadores em relação a produtos e serviços de seguros, desenvolvidos a partir de novas metodologias. Até o momento, 11 empresas já foram homologadas pela Susep.

Segundo Camillo, o sandbox é um avanço para o mercado, já que as empresas ganham autonomia e poderão escolher como comercializar os produtos. “No entanto, será equivocado não incluir o corretor de seguros no processo de comercialização. Vide a Youse, que gastou milhões para ofertar seguro sem a presença do corretor e hoje está esquecida”, declarou.

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A mais recente decisão da Susep, o Open Insurance, que é a abertura de informações dos clientes entre as seguradoras, também é incompreendida pelos corretores, já que 44% responderam ter receio, 16% não entenderam e 12% não concordam. Na opinião do presidente do Sincor-SP, é difícil prever os impactos no mercado. “Com as informações dos clientes circulando entre as companhias, isso vai possibilitar a criação de novos produtos? Vai aumentar a oferta de outros ramos? Vai aumentar a concorrência entre corretores? No momento, é complicado saber, mas esperamos que traga avanços e melhorias na oferta de produtos aos clientes”, ressaltou.

Camillo ainda revelou que mais de 90% dos corretores gostariam que o Sincor-SP esclarecesse melhor as recentes propostas da Susep. “Com o objetivo de orientar a categoria, em meados de maio, vamos promover uma live técnica para abordar os assuntos discutidos durante essa edição do Direto & Reto.”

Sorteio entre os associados

Durante a transmissão, Camillo realizou seis sorteios de anuidade gratuita da Contribuição Associativa. Estavam concorrendo os associados que baixaram e fizeram login no APP Sincor Digital até o dia 31 de março. Os ganhadores foram: Luiz Carlos Roncaglione, Hugo Abib Aiub, Vania Maria Carbonari Castro, Fabio Pinto Ribeiro, Carlos Aberto da Silva e Claudino Jose Gomes Junior.

E nas próximas edições do Direto & Reto com Camillo, o presidente adiantou que serão realizados mais sorteios de prêmios. “Em primeira mão, falo pra vocês que agora todas as edições vão contar com sorteios para presentear os associados que estão inteirados nas atividades do Sincor-SP. Os corretores que já baixaram e fizeram o login no aplicativo vão concorrer automaticamente. Quem ainda não fez isso, dou a dica para não perder mais tempo. O APP Sincor Digital está disponível para download nas lojas de celulares e, em caso de dúvidas, basta interagir com nossas Regionais”, conclui Camillo.

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Porto Seguro evidencia que portfólio vai além de serviços para carro

Com o slogan “Quem tem Porto, tem”, a Porto Seguro apresentou essa semana sua campanha institucional para destacar o portfólio de produtos e serviços, e reforçar soluções que vão além do seguro Auto.

Criada pela GUT, a primeira fase acontece esta semana no intervalo do Big Brother Brasil. O objetivo é ressaltar que a empresa tem atuação como um ecossistema de soluções de Serviços, Serviços Financeiros, Saúde e Seguros.

Luiz Arruda, diretor de Marketing da Porto Seguro, afirma que o posicionamento mostra que a Porto é muito mais que uma seguradora. “É uma marca que acompanha as pessoas em todos os momentos da vida. A nova campanha institucional destaca a atuação da empresa e demonstra as diversas soluções para trazer mais facilidade, proteção e segurança para o dia a dia”, complementa.

Segundo a empresa, são mais de 50 produtos, inclusive para seguros, serviços financeiros, serviços e saúde, a exemplo das coberturas para vida, residência, bicicleta e até para celular, além de assinatura anual de carro. “O mote ‘Quem tem Porto, tem’ estará presente em nossas comunicações daqui para frente, mostrando que os clientes podem contar com um ecossistema da Porto Seguro. Para isso, a campanha institucional foi estruturada em fases para que cada um dos principais produtos ganhe mais visibilidade, informando sobre o portfólio de produtos e serviços variados que a companhia oferece”, explica.

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