\u201cQuando o cliente quer contratar um seguro de uma caminhonete e mora na Parquel\u00e2ndia, na Bezerra de Menezes ou redondezas, acaba pagando mais caro do que algu\u00e9m que mora na Aldeota\u201d, analisa corretor<\/p>\n
O endere\u00e7o residencial e comercial refletem diretamente na precifica\u00e7\u00e3o de um seguro, j\u00e1 que as seguradoras baseiam-se em estat\u00edsticas de roubos e furtos frequentes na cidade e por bairro ligados ao modelo de cada ve\u00edculo.<\/p>\n
Se existem mais acidentes, roubos ou furtos, as seguradoras precificam esse risco.<\/p>\n
\u201cO furto e roubo pode representar em alguns casos mais de 50% do valor do seguro. O com\u00e9rcio de pe\u00e7as atrav\u00e9s de desmanches ilegais tamb\u00e9m aumenta o roubo e furto\u201d, destaca Emir Zanatto, da TEx, empresa de tecnologia que faz cota\u00e7\u00f5es em seguradoras para corretores.<\/p>\n
Os valores, como no caso do Jeep Renegade para homens, podem ser at\u00e9 36% maior, a depender do bairro da Capital.<\/p>\n
METODOLOGIA DA PESQUISA
\nQuais bairros e carros analisados \u2013 A metodologia considerou sete bairros de Fortaleza para resid\u00eancia (utilizando dois CEP cada para compara\u00e7\u00e3o da Aldeota, Coc\u00f3, Meireles, Messejana, Centro, Parangaba e Mondubim) e uma mesma caixa postal para comercial (Centro). Al\u00e9m disso, utilizou dez modelos de carros, entre eles os sete mais vendidos em 2018.<\/p>\n
Qual o perfil analisado \u2013 O perfil do motorista foi homem e mulher de 35 anos casado, sem filhos e com garagem em casa e no trabalho, que contrata o seguro pela primeira vez. A an\u00e1lise foi realizada pela Bidu no dia 23 de janeiro.<\/p>\n
Por exemplo, em Fortaleza, segundo o corretor Leniebson Rocha, entre as caminhonetes, a picape da Toyota: a Hilux, \u00e9 a mais visada. Entre os compactos, est\u00e1 o Hyundai HB20 e o Fiat Uno. J\u00e1 dentre os sedans, o Toyota Corolla dispara com um \u00edndice alto de roubos na cidade.<\/p>\n
\u201cQuando o cliente quer contratar um seguro de uma caminhonete e mora na Parquel\u00e2ndia, na Bezerra de Menezes ou redondezas, acaba pagando mais caro do que algu\u00e9m que mora na Aldeota. Alguns bairros como Maraponga, os seguros de alguns autom\u00f3veis s\u00e3o mais caros. Na Parangaba, no Papicu, o seguro \u00e9 mais caro para alguns como Corolla\u201d, pontua o corretor Leniebson Rocha.<\/p>\n
O seguro do carro fica mais barato no ano seguinte ao contrato?
\nTanto no ato do primeiro contrato como a cada renova\u00e7\u00e3o do seguro, o perfil do condutor e do motorista \u00e9 analisado antes da precifica\u00e7\u00e3o do seguro automotivo.<\/p>\n
Caso o endere\u00e7o residencial e comercial mantenha-se o mesmo, assim como o carro em posse, mesmo que o pre\u00e7o de venda do ve\u00edculo tenha diminu\u00eddo, isso n\u00e3o significa que o seguro fique mais barato. O mesmo vale para uma avalia\u00e7\u00e3o de um seminovo no primeiro contrato.<\/p>\n
Muitas vezes o consumidor acha que o autom\u00f3vel um pouco mais velho, o valor de mercado \u00e9 menor, ent\u00e3o o seguro \u00e9 mais barato. N\u00e3o \u00e9 bem assim, pondera o corretor Leniebson Rocha.
\n\u201cSe o cliente bate um zero ou usado, a seguradora vai ter que reparar os dois com pe\u00e7as novas e usando m\u00e3o de obra de qualidade para que ambos os ve\u00edculos tenham a mesma garantia e condi\u00e7\u00e3o de uso\u201d, destaca Rocha.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, a cada ano h\u00e1 outras vari\u00e1veis que encarecem o pre\u00e7o do seguro. \u201cPor exemplo, a m\u00e3o-de-obra para se consertar um autom\u00f3vel sobe a cada ano porque o sal\u00e1rio sobe. O pre\u00e7o das pe\u00e7as de um carro importado subiu porque o d\u00f3lar subiu. Ent\u00e3o, toda a cadeia continua tendo eleva\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o ano a ano por conta de infla\u00e7\u00e3o\u201d, explica.<\/p>\n
B\u00f4nus na pol\u00edtica do pre\u00e7o do seguro
\nPara completar, \u00e9 visto tamb\u00e9m o hist\u00f3rico do condutor, como acidentes de tr\u00e2nsito. Se n\u00e3o tiver nenhum uso do seguro, o motorista recebe um b\u00f4nus da seguradora. No entanto, devido aos \u00f4nus citados de eleva\u00e7\u00e3o por m\u00e3o-de-obra e pe\u00e7as, por exemplo, a bonifica\u00e7\u00e3o vem para equiparar os aumentos de pre\u00e7os que o segurado sofreria.<\/p>\n
\u201cO b\u00f4nus \u00e9 fundamental para o cliente renovar o seguro com um pre\u00e7o melhor do que um contrato novo. Sempre vai ser mais barato. Com ac\u00famulo do b\u00f4nus, a cada ano que vai renovando e n\u00e3o tendo sinistro, o seguro efetivamente vai ficar bem mais barato que um novo. Chega \u00e0s vezes at\u00e9 ser metade do pre\u00e7o\u201d, pontua Leniebson.<\/p>\n
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