A Zurich lan\u00e7ou uma nova ferramenta para os clientes do seguro residencial para facilitar o registro de bens. Agora, ap\u00f3s a contrata\u00e7\u00e3o, os segurados podem realizar a declara\u00e7\u00e3o de seus bens por meio de registros fotogr\u00e1ficos feitos pelo celular, em casa, dispensando a exig\u00eancia de notas fiscais para comprova\u00e7\u00e3o de preexist\u00eancia dos objetos. Com essa ferramenta, os novos clientes do Zurich Resid\u00eancia poder\u00e3o fazer um relat\u00f3rio fotogr\u00e1fico para a comprova\u00e7\u00e3o pr\u00e9via da exist\u00eancia de bens com valor superior a R$ 2,5 mil no local segurado. Pode ser computadores e notebooks, mas tamb\u00e9m equipamentos perif\u00e9ricos, como aparelhos de som e imagem, televisores, home theater, soundbar, jogos eletr\u00f4nicos, aparelhos de blu-ray, DVD, filmadoras, m\u00e1quinas fotogr\u00e1ficas, e at\u00e9 ar-condicionado e micro-ondas.<\/p>\n
\u201cAp\u00f3s a aplica\u00e7\u00e3o de pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o com nossos clientes, percebemos o quanto a exig\u00eancia de nota fiscal obrigat\u00f3ria para equipamentos eletr\u00f4nicos, apesar de necess\u00e1ria, soava como algo frustrante e trabalhoso para o segurado\u201d, conta o Diretor Executivo de Personal Lines da Zurich no Brasil, Rafael Ramalho. \u201cN\u00e3o existia nada que facilitasse esse processo no mercado. Criamos a ferramenta para quebrar esse paradigma, dando ao cliente a op\u00e7\u00e3o de comprovar a preexist\u00eancia dos bens por outros meios\u201d, revela o executivo.<\/p>\n
Para utilizar a ferramenta, o cliente deve aceitar a proposta de autoinspe\u00e7\u00e3o feita no portal da Zurich no momento da contrata\u00e7\u00e3o. Em seguida, ele receber\u00e1 um Token por SMS que permitir\u00e1 o acesso \u00e0 ferramenta, na qual cadastrar\u00e1 informa\u00e7\u00f5es sobre sua identifica\u00e7\u00e3o e geolocaliza\u00e7\u00e3o. Depois, basta assinalar os bens a serem segurados e realizar as fotos dos objetos e da fachada da resid\u00eancia. O sistema exibe eventuais erros e, ap\u00f3s resolv\u00ea-los, a listagem dos bens segurados est\u00e1 conclu\u00edda.<\/p>\n
\u201cEssa inova\u00e7\u00e3o faz parte de um movimento de digitaliza\u00e7\u00e3o de processos iniciado pela Zurich h\u00e1 anos, mas que se acelerou com o contexto da pandemia. Al\u00e9m de trazer conforto e praticidade, essa ferramenta \u00e9 muito importante nesse momento, pois proporciona seguran\u00e7a aos clientes, j\u00e1 que n\u00e3o demanda uma visita presencial. Buscamos sempre transpar\u00eancia, conforto e facilidade para os nossos segurados. A evolu\u00e7\u00e3o do atendimento por meio da digitaliza\u00e7\u00e3o j\u00e1 era uma tend\u00eancia e veio para ficar\u201d, pontua Rafael.<\/p>\n
Para Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribui\u00e7\u00e3o da Zurich no Brasil, a digitaliza\u00e7\u00e3o de processos que abrange a ferramenta de inspe\u00e7\u00e3o mobile n\u00e3o impacta somente os clientes, mas tamb\u00e9m os corretores. \u201cOs novos processos tecnol\u00f3gicos e digitais estabelecidos pela Zurich como um todo \u2013 que incluem tamb\u00e9m a plataforma de workflow para cota\u00e7\u00e3o \u2013 s\u00e3o um apoio \u00e0 atua\u00e7\u00e3o dos corretores no mercado. Oferecer essa comodidade ao cliente em tempos de pandemia, como a inspe\u00e7\u00e3o mobile, facilitando e agilizando o processo de contrata\u00e7\u00e3o dos seguros, \u00e9 um grande diferencial para o corretor\u201d, opina o executivo.<\/p>\n
No seu cat\u00e1logo de servi\u00e7os residenciais, al\u00e9m da rela\u00e7\u00e3o de bens mobile, a Zurich j\u00e1 havia disponibilizado uma ferramenta de vistoria mobile, que pode ser utilizada pelo pr\u00f3prio segurado em casos espec\u00edficos que antes demandavam a visita de um prestador \u00e0 sua resid\u00eancia.<\/p>\n
Crescimento do mercado de seguros residenciais<\/p>\n
A evolu\u00e7\u00e3o do atendimento e o servi\u00e7o digital v\u00eam na esteira de outra tend\u00eancia, que \u00e9 a de aumento da contrata\u00e7\u00e3o de seguros residenciais. Segundo dados da Superintend\u00eancia de Seguros Privados (Susep), o crescimento desse tipo de seguro foi respons\u00e1vel, em 2020, por um montante de mais R$ 3 bilh\u00f5es em pr\u00eamios para as seguradoras no Brasil. A Zurich registrou um crescimento de mais de 20% dos seguros residenciais em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior.<\/p>\n
Para Rafael Ramalho, o aumento da contrata\u00e7\u00e3o desse tipo de seguro no pa\u00eds pode refletir alguns desafios trazidos pela pandemia. \u201cNo momento, h\u00e1 uma utiliza\u00e7\u00e3o maior das resid\u00eancias, seja para o home-office ou para empreendedores que tiveram que trazer seus neg\u00f3cios para casa. Muitas pessoas precisam dividir sua aten\u00e7\u00e3o entre o trabalho, as crian\u00e7as e os afazeres do lar, o que aumenta os riscos, como por exemplo a quebra de estruturas ou equipamentos essenciais\u201d, explica o executivo.<\/p>\n
Segundo ele, muitas pessoas tamb\u00e9m optaram pelo isolamento em cidades menores ou no litoral, e suas casas vazias em grandes centros se tornaram uma preocupa\u00e7\u00e3o a mais. Por tudo isso, as op\u00e7\u00f5es de seguros residenciais que atenderam a essas necessidades podem ter se evidenciado como uma boa alternativa de prote\u00e7\u00e3o para essa nova realidade.<\/p>\n
\u201cA preocupa\u00e7\u00e3o com a seguran\u00e7a, que \u00e9 essencial, \u00e9 algo que est\u00e1 na pauta mundial do momento, inclusive dos brasileiros. Atentos a isso, os seguros da Zurich s\u00e3o adaptados \u00e0s necessidades das pessoas, seja para fam\u00edlias que est\u00e3o isoladas em casa, para pequenos empreendedores que tiveram que concentrar os neg\u00f3cios em suas resid\u00eancias e, tamb\u00e9m, para aqueles que precisam manter suas atividades e desejam ter seus bens segurados fora do im\u00f3vel, como os profissionais de sa\u00fade\u201d, conclui o executivo.<\/p>\n
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