No início eram muitas as dúvidas na cabeça de Renato Terzi, CEO da GR1D. “Será que o modelo de negócios será compreendido? Se for compreendido, será aceito? Se for aceito, terá engajamento? Conseguiremos atrair APIs e consumidores? A plataforma vai mesmo funcionar?”<\/p>\n
Lançada durante a segunda edição do CQCS Insurtech & Inovação<\/a>, o maior evento Latino Americano de Inovação em Seguros, o primeiro ano da GR1D foi marcado por intensas emoções e descobertas.<\/p>\n Quer descobrir mais sobre o caminho até agora, como também planos para o futuro? Então prossiga a leitura!<\/p>\n Mesmo antes do lançamento da GR1D o time comercial começou a fazer visitas para captar APIs. As pessoas e empresas ficavam impressionados com o modelo, mas havia um longo caminho a ser percorrido pela indústria para conhecer o que era, a importância e o valor de uma API.<\/p>\n “Mas, aos poucos, temos visto o cenário mudar, muito por conta da transformação digital. O desenvolvimento da LGPD, a popularização do conceito de Open Banking<\/em> e a própria chegada do COVID-19. O mundo começou a falar muito de APIs e houve uma enorme evolução na maturidade e abordagem das empresas. Houve uma mudança importante”, explica Renato Terzi.<\/p>\n Sim, um marketplace de APIs está conquistando o mercado! E os números da empresa refletem isso:<\/p>\n A GR1D hoje está muito bem posicionada nas indústrias financeira e de seguros, inclusive com uma capacidade de entrega de serviços eficiente, sendo referência dessa nova digitalização que vem com as APIs. Isso se reflete na atração de novos consumidores para a plataforma.<\/p>\n “Hoje já sentimos o movimento de ser procurado, já somos uma marca conhecida. Temos que nos explicar menos do que no início e utilizamos um discurso não tanto técnico e mais de negócios. Mostramos eficiência e redução de gastos, o valor real para as empresas disponibilizarem suas APIs”, conta Fabiana Bergamin, head<\/em> de negócios da GR1D.<\/p>\n E, durante a jornada do primeiro ano da GR1D, a empresa vem conquistando tanto o seu espaço como o apoio e torcida de gente importante:<\/p>\n “Antes se falava de sistemas, plataforma, APIs e, quem não era do mercado, não conseguia visualizar a aplicabilidade. Depois que a GR1D foi lançada foi possível ver na prática a utilização e como a empresa foi conquistando o ecossistema de seguros. As ferramentas disponibilizadas são capazes de facilitar a operação do mercado de seguros e isso abre um mercado gigantesco, principalmente para pessoas que têm ideias, principalmente para as empresas pequenas”<\/em>.<\/p>\n Kelly Lubiato, editora da Revista Apólice<\/p>\n “A GR1D nasce com uma visão muito afiada em uma sociedade de informação. Vivemos em um mundo onde as companhias têm um choque entre os sistemas legados e as soluções que buscam integrar novas tecnologias, que são as APIs. A GR1D percebeu que dava para fazer um supermercado, um grande hub que conectasse quem precisa da tecnologia de forma ágil e rápida com quem a oferece. A GR1D já chegou, desde o dia zero, para transformar a relação da indústria com a tecnologia, promovendo o Open Insurance”<\/em>.<\/p>\n Gustavo Doria, responsável pelo CQCS Insurtech & Inovação<\/p>\n Outra ação que vem ajudado a GR1D a ganhar notoriedade é a realização do Hacka GR1D, maratonas que promovem a construção de soluções inovadoras de forma colaborativa e intensiva.<\/p>\n Até agora foram três edições presenciais (Recife<\/a>, Rio de Janeiro<\/a> e Campinas<\/a>), além de uma online<\/a>. Neles jovens especialistas em desenvolvimento, marketing e negócios, entre outras áreas, se dedicaram a encontrar soluções para diversas dores do ecossistema de seguros.<\/p>\n “Sempre tivemos uma visão clara de que seríamos um fomentador da arquitetura aberta, já que as APIs são, na verdade, uma grande caixa de ferramentas. Conseguimos entregar ferramentas eficientes a ponto de pessoas que às vezes nem se conheciam em um final de semana foram capazes de entregar um projeto e criar uma empresa”, pontua o CEO.<\/p>\n Isso faz crer que a capacidade de inovação das empresas está muito menos na sua tecnologia e muito mais na criatividade e capacidade de combinar, criar e entregar novas funções. E nada melhor que um hackaton para isso. Cada vez os Hacka GR1D têm tido resultados mais robustos e consistentes. São pessoas que aprendem a usar os hackatons como super catalisadores de ideias!<\/p>\n Para Renato Terzi uma das maiores aprendizagens está na valorização do produto e também no oferecimento da sua oferta dentro do modelo de negócios traçado. “Não tente desviar, fazer POC gratuitas sem necessidade. Uma equipe comercial poderosa também é importante para fazer a GR1D chegar em todos os lugares”.<\/p>\n Isso leva a um grande ensinamento do primeiro ano. No final das contas, tudo são pessoas. “E ter um time realmente engajado com a causa é muito importante. Trabalhar, aprender junto, são as pessoas que movem uma empresa”, pontua Fabiana Bergamin.<\/p>\n E o céu é o limite para a GR1D. Ainda para 2020 a empresa planeja oferecer novos serviços dentro dos mercados já atendidos, como também acelerar a entrada em dois novos segmentos de mercado: Saúde e Proptech. “Essa sempre foi uma orientação da GR1D e agora nos sentimos preparados para arriscar novos horizontes”, explica Fabiana.<\/p>\n Hoje a GR1D se vê muito melhor estruturada e madura, o que trouxe mais conforto para crescer. A migração para uma plataforma mais segura, que está inclusive pronta para atender grandes bancos, é outro importante avanço.<\/p>\n E isso refletirá no crescimento do consumo das APIs da plataforma. Até o final do ano a expectativa é ter 100 clientes, 300 APIs e que, no mínimo, 30% do portfólio de serviços esteja gerando consumo. Já para os próximos dois anos a expectativa é ainda mais arrojada: 1,5 mil serviços expostos.<\/p>\n Outra possibilidade é levar a estrutura dos hackatons para as empresa que consomem as APIs. “Disponibilizaremos nosso conhecimento e suporte técnico para ajudar na criação de soluções que impulsionem a criatividade na solução de dores específicas”, finaliza Renato Terzi.<\/p>\n O post GR1D comemora 1 ano de transformação digital no ecossistema de seguros e financeiro<\/a> apareceu primeiro em CQCS<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" No início eram muitas as dúvidas na cabeça de Renato Terzi, CEO da GR1D. “Será que o modelo de negócios será compreendido? Se for compreendido, será aceito? Se for aceito, terá engajamento? Conseguiremos atrair APIs e consumidores? 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Hacka GR1D<\/h2>\n
Aprendizagens<\/h2>\n
Planos para o futuro<\/h2>\n