A popula\u00e7\u00e3o de pessoas com mais de 60 anos no Brasil foi inferior a 10% durante todo o s\u00e9culo XX. Na \u00faltima d\u00e9cada, por\u00e9m, esse perfil passou por r\u00e1pidas transforma\u00e7\u00f5es. De acordo com o \u00faltimo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE), entre 2005 e 2015, a propor\u00e7\u00e3o de pessoas com mais de 60 anos de idade cresceu em velocidade superior \u00e0 da m\u00e9dia mundial, saindo de 9,8% para 14,3%. Isso significa que dos 207 milh\u00f5es de brasileiros, mais de 26 milh\u00f5es est\u00e3o acima dos 60 anos. A previs\u00e3o \u00e9 de que em 2027, menos de 10 anos, portanto, essa fatia chegue a 37 milh\u00f5es de pessoas.<\/p>\n
Os idosos ou a popula\u00e7\u00e3o da terceira idade sempre permaneceu esquecida pela maior parte dos setores da economia. Avaliava-se, talvez, que eles j\u00e1 n\u00e3o teriam mais desejos ou necessidades espec\u00edficas a serem atendidas. Ou que os mesmos produtos, servi\u00e7os e atendimentos prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o adulta em geral deveria ser direcionada a eles. Por\u00e9m, conforme aponta levantamento realizado pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas, a realidade \u00e9 justamente contr\u00e1ria. A pesquisa mostra que 34% dos idosos brasileiros sentem falta de produtos espec\u00edficos para atender suas necessidades.<\/p>\n
Nos \u00faltimos anos, estamos assistindo a uma movimenta\u00e7\u00e3o \u2013 que poderia ser em volume um pouco maior \u2013 de empresas que passaram a se dedicar a esse p\u00fablico crescente. Isso \u00e9 realmente importante. Os produtos mudaram, a tecnologia avan\u00e7ou absurdamente, a velocidade de informa\u00e7\u00f5es \u00e9 outra, assim como o vestu\u00e1rio, modo e estilo de vida, acesso \u00e0s informa\u00e7\u00f5es, viagens, condi\u00e7\u00f5es de compra. Tudo mudou e muda diariamente. As pessoas continuam querendo ser bem atendidas em suas necessidades, olho no olho quando a compra \u00e9 presencial, com agilidade e informa\u00e7\u00f5es coerentes. Os detalhes fazem toda a diferen\u00e7a, n\u00e3o importa a faixa et\u00e1ria. S\u00e3o os detalhes diferentes que contam: usabilidade, custos, aplica\u00e7\u00e3o, caracter\u00edsticas.<\/p>\n
Por isso, sim, a popula\u00e7\u00e3o idosa deve ter acesso e poder contratar um Seguro de Vida adequado \u00e0 sua realidade assim como pessoas de qualquer outra idade podem e fazem. Por que n\u00e3o contemplar nesses seguros servi\u00e7os de acompanhantes, cuidadores, auxiliar de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, servi\u00e7os odontol\u00f3gicos; acompanhamento a laborat\u00f3rios e m\u00e9dicos, orienta\u00e7\u00e3o para caminhadas, personal trainer especializado nesta gera\u00e7\u00e3o?<\/p>\n
Por que n\u00e3o disponibilizar um seguro desenvolvido especialmente para esse p\u00fablico e que garanta alguns benef\u00edcios importantes para o dia a dia da fam\u00edlia, como assist\u00eancia residencial, com servi\u00e7os de chaveiro, eletricista, encanador, entre outros, al\u00e9m de dicas de nutri\u00e7\u00e3o e orienta\u00e7\u00e3o para a realiza\u00e7\u00e3o de atividades f\u00edsicas para os segurados? Que ofere\u00e7a desconto em medicamentos e, especialmente, indeniza\u00e7\u00e3o em caso de morte do titular, seja por acidente ou causas naturais?<\/p>\n
Claro, muitos pensar\u00e3o que um seguro para essa fatia da popula\u00e7\u00e3o representa um grande risco para uma seguradora. Por\u00e9m, com o crescimento dessa parcela da nossa sociedade \u2013 n\u00e3o s\u00f3 no Brasil, mas em todo o mundo \u2013 com o aumento da expectativa de vida e, principalmente, com todo o avan\u00e7o m\u00e9dico e da tecnologia, \u00e9 poss\u00edvel oferecer um bom seguro a essas pessoas, de modo que resguardem suas necessidades e de suas fam\u00edlias e possa, al\u00e9m de tudo, dar alguma seguran\u00e7a a esses cidad\u00e3os.<\/p>\n
Que bom que j\u00e1 h\u00e1 empresas no mercado atentas a isso! Que outras empresas em muitos outros segmentos tamb\u00e9m possam abrir os olhos para as necessidades e vontades desses consumidores tamb\u00e9m!<\/p>\n
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