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5 dicas da Liberty Seguros para manter o engajamento dos funcionários em trabalho remoto

A seguradora desenvolveu o ‘Escritório Digital’, iniciativa com o intuito de implementar a cultura Liberty também no home office

Com o intuito de implementar a cultura Liberty também no trabalho remoto, a Liberty Seguros desenvolveu, no ano passado, uma iniciativa chamada Escritório Digital, que surgiu para preparar os líderes da companhia a trabalhar no “novo normal” e instruir os colaboradores a lidarem com todos os desafios deste cenário. 

A seguradora, reconhecida como uma das mais inovadoras no setor, já encoraja o sistema home office há anos, e vinha digitalizando todos os processos, por isso, o impacto não foi grande no início da pandemia. No entanto, adaptações precisaram ser feitas e os aprendizados cresceram neste último ano.

A iniciativa, que já está completando um ano, promoveu um total de 39 encontros com líderes, mais de 3.000 horas de desenvolvimento e um total de 3900 participações – uma média de 100 participantes por encontro. Entre os assuntos abordados, fizeram parte: comunicação colaborativa em ambientes virtuais, salutogênese – como podemos nos manter sadios, a importância da preservação da saúde mental, e diversos temas relacionados às melhores práticas de gestão a distância. 

“Nós entendemos que não era só fornecer os equipamentos para os nossos funcionários montarem o melhor home office. O engajamento precisava continuar e ir muito além disso. Precisávamos melhorar nossa comunicação e relacionamento, além de reforçar pilares que já eram importantes para nós, mas que precisavam ser retomados de forma diferente, como o bem-estar, por exemplo”, explica Delane Giannetti, diretora de talentos da Liberty Seguros. Abaixo, a executiva listou os cinco principais aprendizados e desafios para manter os colaboradores e líderes engajados.

Respeito ao tempo 

De acordo com uma pesquisa da FGV, 56% dos profissionais do mercado estão com dificuldade de equilibrar vida pessoal e profissional. Precisamos aprender como cuidar e respeitar esse ativo tão importante no momento em que as fronteiras entre a vida pessoal e profissional ficam invisíveis.

  • Nós estamos em horário flexível, por isso, é importante considerar seu tempo e do seus colegas na hora de agendar compromissos próximos ao horário de almoço e após o fim do expediente. Uma breve conversa no chat pode ajudar a alinhar o encontro e avaliar sua necessidade, caso seja uma urgência. 
  • Não tenha medo de dizer “Já Volto”. Se precisar de alguns minutos durante uma reunião: pegar uma água, ir ao toalete, faça como fazíamos no escritório, avise que vai deixar a sala e que volta rapidamente. 
  • Sabemos que a rotina está complicada, por isso, avalie seus compromissos semanais e negocie a necessidade e oportunidade de participação com seus colegas. Sugira os melhores horários para ter reuniões na semana e horários bloqueados por compromissos pessoais. E, principalmente, não tenha medo de recusar reuniões, ao responder, dê novas opções ou negocie outras formas de interação, por exemplo, enviando informações por e-mail.
  • Mesmo com nosso trabalho de forma flexível, planeje um momento para parar de trabalhar e faça disso uma rotina, como era no escritório. Às vezes trabalhamos mais, mas nunca foi a regra, certo? 

Comunicação e colaboração

Um estudo divulgado por Albert Mehrabian diz que 93% da comunicação no dia a dia é não verbal, incluindo tom, expressões faciais e gestos. É importante entendermos como utilizar as ferramentas de comunicação e colaboração digital da forma mais eficaz.”

  • E-mails precisam ser a base das comunicações, o chat funciona para assuntos rápidos, o WhatsApp/telefone para assuntos mais urgentes e os grupos de WhatsApp fica a critério de cada time como usar.
  • O vídeo se tornou essencial. Use sempre quando for colaborar, resolver questões ou em reuniões de carreira e desenvolvimento. Mas é importante lembrar que o vídeo também cansa, então modere usando só áudio em reuniões de acompanhamento ou temas menos complexos.
  • Comunique o seu status e fique alerta nos status dos seus colegas. É importante dizer quando está disponível, ocupado ou em reunião. E, caso seja um assunto muito importante, avalie a melhor forma de abordagem.

Relacionamento: 

Uma pesquisa do Linkedin apontou que 39% dos profissionais se sentem solitários e 30% afirmam estarem estressados pela ausência de momentos de descontração no trabalho. Por isso, conheça técnicas virtuais de interação que podem contribuir para melhorar o relacionamento dentro dos times. 

  • Trabalhar virtualmente é algo novo para muitos de nós e requer adaptação a novas formas de nos conectarmos e de nos apoiarmos mutuamente. A sensação de pertencimento ajuda a nos sentirmos mais conectados e a enfrentarmos os sentimentos de isolamento.
  • Aumentar a frequência de contatos é melhor que ter uma longa conversa. Isso vai ajudar a criar uma proximidade maior com seus colegas e ajudar quem pode estar precisando de apoio. Na prática: dá uma olhada no chat, se tiver alguém “verdinho” que você não fala faz tempo é só mandar um =), ou um “oi” mesmo, aí é de cada um. 
  • Em um mundo onde a gente se vê menos, precisamos criar mais situações para encontros sociais. Pode parecer meio chato ficar planejando como passar um momento mais informal com os colegas, mas vale a pena e a agenda recorrente pode ser sua amiga. Marque um café toda terça à tarde (ou quarta de manhã, ou sexta, ou qualquer dia) e faça convite opcional. Quem estiver livre aquela hora, dá um pulo na sala virtual.  
  • Ações de integração com todo o time são importantes para fortalecer o time e garantir o acolhimento. Na Liberty, temos o app  “Meu Espaço Funcionário”, onde é possível encontrar colegas do trabalho que possam ter os mesmos hobbies. 

Bem-estar: 

Ainda de acordo com pesquisa do Linkedin, 62% dos profissionais estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que estavam antes. Se tornou cada vez mais importante ficar por dentro de como cuidar do seu bem-estar ao implementar pequenos novos e poderosos hábitos.

  • Fazer ginástica laboral como uma pausa para cuidar de si é mais que merecido. 
  • Procure adequar-se a uma rotina, estabelecendo horários fixos para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos e outras atividades que você queira incluir no seu dia a dia. Nosso corpo e mente se adaptam melhor aos desafios do cotidiano quando mantemos a alimentação saudável, o sono regular e os músculos ativos. 
  • Instruímos nossos colaboradores a focar no presente e no que de fato pode ser feito para prevenir e mitigar os desafios que já existem. Se ficarmos nos ‘pré-ocupando’ com situações desastrosas, que nem sabemos se vão acontecer, provocaremos um desgaste energético e mental e esqueceremos do que realmente precisa ser feito. 
  • Invista em separar o máximo possível o espaço de trabalho dos outros espaços de convívio da casa. Às vezes pode parecer tentador trabalhar no sofá ou ficar por ali na mesa após o café da manhã , mas torna mais difícil sua organização e principalmente prejudica a separação entre o trabalho e vida pessoal. 
  • Aqui na Liberty, oferecemos o EAP (Employee Assistance Program – Programa global do Work Life Solutions – que tem serviços de aconselhamento confidenciais, programas e recursos para ajudar com estresse e preocupações relacionadas a questões familiares, financeiras e jurídicas.
  • Não temos que sentir  vergonha das interrupções das crianças e pets. Isso humaniza e lembra que colocamos as pessoas em 1 lugar. 

Gestão: 

De acordo com um estudo divulgado pela FGV, 46% dos profissionais do mercado estão lidando com maior carga de trabalho. Por isso, aprendemos e colocamos em prática como evoluir a gestão de projetos, pessoas e processos à distância.

  • A tendência é gerenciar cada vez mais priorizando as entregas do que as horas de trabalho em si. Já que estamos com jornadas flexíveis de trabalho e há uma dificuldade natural em acompanhar se todos estão online e em qual atividade estão focados, a gestão será mais eficaz se acompanhar a performance pelo andamento das ações. 
  • Continue empoderando o time mesmo à distância. Empoderamento é resultado de viver Nossos Valores, possuir habilidades e informações necessários e ter processos e ferramentas adequados para executar as atividades e resolver problemas. 
  • Painéis visuais ajudam na gestão transparente e colaborativa de atividades, projetos e performance da área, impulsionando ações e tomadas de decisões.
  • Faça reuniões de gestão frequentes e mais curtas, aproveite para checar como as pessoas estão, reforçar a conexão do time, reconhecer e celebrar. Além disso, a troca de feedbacks é essencial para a aprendizagem e melhoria contínua individual (líderes e não líderes) e do time.

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Seguro residencial passa a ter opção de cobertura para alagamento, diz Minuto Seguros

Para atender parte da população que enfrenta todos problemas com as fortes chuvas, algumas seguradoras passam a oferecer cobertura para danos decorrentes de alagamentos. Esse seguro garante, em até R$ 30 mil dependendo da seguradora, os prejuízos causados ao imóvel e/ou conteúdo decorrentes de: alagamento, inundação e enchentes resultantes de acúmulo de água nas ruas, por problemas de drenagem ou transbordamento de lagos e rios em função de fortes chuvas. Como complemento, há possibilidade de incluir cobertura para vendaval, furacão, ciclone, tornado e queda de granizo.

A precificação desse seguro é calculada pela seguradora em função do CEP do imóvel, que verificará a experiência daquela região, ou seja, o quanto ela está sujeita a enchentes e alagamentos. Consequentemente, há diferenças nos valores das apólices de bairro para bairro. Manes Erlichman, sócio-diretor da Minuto Seguros, explica que é importante que o cliente esteja protegido contra quedas de raios e danos elétricos pois, junto com as chuvas, são comuns descargas elétricas de raios e quedas e oscilações de energia que podem danificar geladeiras, televisões, computadores, entre outros equipamentos eletrônicos que estão na residência. “Por isso, recomendamos a cobertura básica (que inclui queda de raio, incêndio, explosão, implosão, fumaça e queda de aeronave) e, adicionalmente, a contratação do seguro para danos elétricos e da proteção contra alagamentos”, explica Manes.

Exemplos de cotações com cobertura para alagamento em São Paulo

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Bradesco Vida e Previdência lança fundos diversificados de previdência

Novos produtos multimercados também contam com alocação em ativos internacionais

Com o objetivo de aprimorar e ampliar ainda mais seu portfólio de produtos, contemplando os diferentes perfis e objetivos dos investidores, a Bradesco Vida e Previdência, empresa do Grupo Bradesco Seguros lançou três novos planos de previdência: o ‘Bradesco Bolsa Americana Multimercado PGBL/VGBL’, com foco na alocação em ativos internacionais; o ‘Bradesco Diversificação Global Multimercado PGBL/VGBL’, voltado para renda fixa e variável, tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes; e o fundo ‘Bradesco Moat FIC Ações PGBL/VGBL’, que oferece retornos diferenciados no longo prazo no mercado de ações, por meio de uma abordagem fundamentalista.

Os novos fundos são administrados pela BRAM (Bradesco Asset Management), líder de mercado na gestão de fundos de investimento.

O ‘Bradesco Bolsa Americana Multimercado PGBL/VGBL’ oferece exposição ao índice S&P 500, principal termômetro do mercado global de ações que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas nas principais bolsas de valores dos EUA (NYSE e Nasdaq), sem exposição cambial. Já no ‘Bradesco Diversificação Global Multimercado PGBL/VGBL’, o fundo poderá ter exposição cambial, limitado a 20% da carteira. A estratégia de investimentos é diferenciada e utiliza um modelo quantitativo proprietário da BRAM. Ambos foram pensados especialmente para os investidores com perfil arrojado, que buscam rentabilidades mais elevadas e têm maior apetite por risco.

Por fim, o ‘Fundo Bradesco Moat FIC Ações PGBL/VGBL’ é indicado aos investidores qualificados, ou seja, aqueles que possuem certificação reconhecida pela CVM ou aplicações financeiras em valor igual ou superior a R$ 1 milhão. O Moat Capital é uma gestora de recursos independente dedicada exclusivamente à gestão da renda variável, com uma abordagem fundamentalista e visão agnóstica na identificação de oportunidades, pensada para gerar retornos diferenciados no longo prazo.

Segundo Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência, os novos produtos seguem uma estratégia macro de oferta, com o objetivo de ampliar a carteira dos investidores com mais oportunidades de diversificação dentro da categoria de previdência. 

“Ao aplicar nos produtos Diversificação Global e Bolsa Americana, o investidor terá acesso, de forma simplificada, a fundos com até 100% de ativos no exterior, que buscam as melhores oportunidades e retorno no longo prazo, contando com a expertise da BRAM”, destaca Rosseti.

O valor inicial para aplicação de todos os produtos é de R$ 50, por período indeterminado. As taxas de administração do ‘Bradesco Bolsa Americana Multimercado PGBL/VGBL’ e do ‘Bradesco Diversificação Global Multimercado PGBL/VGBL’ são de 1,50% ao ano, e a do fundo ‘Bradesco Moat FIC Ações PGBL/VGBL’, de 2,00% ao ano.

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Grupo Bradesco Seguros está no 2°ciclo de inscrições para o Programa de Estágio Bradesco 2021

Estudantes que iniciarem a jornada na seguradora contarão com uma trilha exclusiva de aprendizagem

O Grupo Bradesco Seguros está com inscrições abertas para o 2° ciclo do Programa de Estágio 2021 da Organização Bradesco. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio pelo link: https://lnkd.in/d-Knvm9. A seguradora oferece uma trilha de aprendizagem exclusiva para os estudantes que ingressarem no programa, desenvolvida pela Unibrad – Universidade Corporativa Bradesco e pelo Universeg – Universo do Conhecimento do Seguro, com foco no desenvolvimento de habilidades interpessoais e técnicas para crescimento profissional. 

Para Valdirene Soares – Diretora de Recursos Humanos da Bradesco Seguros, o programa está alinhado com o propósito da seguradora: cuidar de pessoas e de seu futuro. “O investimento maior de uma organização é o capital humano! E essa iniciativa é parte do compromisso que assumimos de oferecer oportunidades para estudantes transformarem a sua carreira, desde o início da jornada no mercado de trabalho; impactando positivamente em seu futuro. Aqui, os estagiários encontrarão um ambiente dinâmico, de troca mútua e de desenvolvimento contínuo.” ressaltou a executiva. 

O 1°ciclo do Programa de Estágio Bradesco instigou milhares de estudantes a se inscreverem para fazer parte da Organização. Na seguradora, estagiários contratados nessa etapa, já integram as mais diversas áreas e empresas do Grupo; e em breve, estarão participando ativamente da trilha de aprendizagem. 

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‘Quinzena do Seguro’ é prorrogada até 4 de junho

Iniciativa promovida pela Bradesco Seguros está em sua 3ª edição e oferece produtos com até 50%

Devido ao grande sucesso da campanha, o Grupo Bradesco Seguros anuncia a prorrogação da 3ª edição da ‘Quinzena do Seguro’. Dessa forma, o consumidor terá até 4 de junho para aproveitar ofertas em diversos produtos com condições especiais de contratação. 

Dentre as promoções, a companhia está oferecendo 50% de desconto na 2ª fatura do Saúde SPG. Nas modalidades Auto, desconto de 10% no Auto Individual, além da possibilidade de parcelamento em até 10X sem juros. Os consumidores podem buscar mais informações sobre todos os produtos por meio do corretor de seguros, no app e Internet Banking do Banco Bradesco, além do site da Bradesco Seguros. 

“Como o nosso foco tem sido sempre entender as necessidades do cliente e ajudá-los da melhor forma, decidimos prorrogar a Quinzena do Seguro. Será uma nova oportunidade para contratar as nossas soluções com condições ainda mais exclusivas”, afirma Alexandre Nogueira – Diretor de Marketing da Bradesco Seguros. 

Confira abaixo as principais promoções ofertadas pela campanha: 

Auto: 
Parcelamento em 10X sem juros, em qualquer forma de pagamento, para o Auto individual e Frota. 
Desconto de até 10% em qualquer produto Auto Individual. 

Residencial: 
Desconto de 10% no Produto Sob Medida. 
Parcelamento de 10X sem juros para o produto Sob Medida, em qualquer forma de pagamento. 

Ramos Elementares (Empresarial, Condomínio e Equipamentos): 
Desconto de 10% para todos os produtos no período da campanha (aceitação automática); 
Parcelamento de 10X sem juros, em qualquer forma de pagamento. 

Vida: 
Vida Max Bradesco com 2 pontos Livelo a cada R$ 1,00 na 1ª parcela (pagamento mensal) e 1 ponto Livelo a cada R$ 1,00 na primeira parcela (pagamento anual). 
Novo Top Clube Bradesco, Multiplano Geração 3 Bradesco e Meu Seguro Bradesco com 10 pontos Livelo a cada R$ 1,00 na primeira parcela. 

Capitalização: 
Clube Max Pontos (pagamento mensal – 60 meses), o cliente ganhará até 10 pontos Livelo nas três primeiras parcelas. 
Clube Max Pontos (pagamento único – 36 meses), o cliente ganhará, a cada R$ 1,00, 2 pontos Livelo na parcela única. 

Previdência: 
Todos os produtos da grade ativa Individual e Empresarial com valor de entrada a partir de R$ 50,00. 

Saúde: 
50% de desconto na 2ª fatura do Saúde SPG. 

Dental
Para Pessoal Física: plano odontológico (pagamento mensal) com desconto de 10% e carência reduzida. Já na modalidade de pagamento anual, isenção de carência e inclusão de clareamento em gel. 

Para Pessoa Jurídica: plano odontológico com desconto de 50% na 2ª fatura. Carência zero no Plano Dental MEI. 

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CVG RS traz bastidores de um bom relacionamento digital

Pasta de Planejamento, Comunicação e Marketing da entidade revela estratégias para se comunicar com o público

Nesta quarta-feira (26), o Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG RS) realizou o Sem Fronteiras – Especial Marketing, painel online sobre “Como construir réguas de relacionamento digital?”. Os convidados do bate-papo Marta Becker e Matheus Naibert revelaram os bastidores da construção de relacionamentos digitais duradouros, personalizados e de sucesso entre marcas e clientes no mercado segurador. O evento foi comandado pela Diretora de Planejamento, Comunicação e Marketing do CVG RS, a jornalista Júlia Senna. 

Os especialistas destacaram a importância da essência das marcas levadas às redes, do conhecimento aprofundado sobre o público-alvo e do planejamento constante como fatores fundamentais à boa comunicação no universo digital. O que move cada marca no mundo é o que ela entrega de mais relevante a sua audiência. 

Durante o encontro, a jornalista Martha Becker, há mais de 20 anos no mercado empresarial, destacou o grande poder de interação do consumidor com as marcas. Para ela, vem daí a importância da comunicação corporativa 360, do marketing de oportunidade e do papel dos influencers para trazer verdade, credibilidade, empatia e mais humanidade aos conteúdos levados às redes sociais. Segundo a expert, bons resultados e um forte relacionamento caminham juntos. 

De acordo com o jovem empresário Matheus Naibert, as marcas precisam estar atentas aos impactos de sua comunicação com o público, seja em uma troca orgânica ou através de anúncios. “Seus conteúdos conversam com o que seu cliente quer ver? O seguro de vida é um produto de necessidade. Onde seu consumidor pesquisa? Onde vocês conversam? As interações no meio digital vão além da venda nessa ou naquela rede. Você cuida do seu site? Do seu blog? Está atento à imprensa? Sorte é estar preparado quando a oportunidade surgir”, afirma Naibert.

A pasta Planejamento, Comunicação e Marketing do Clube foi a segunda de uma série de painéis mensais sobre a área de seguros. O objetivo é impulsionar iniciativas em educação, capacitação e boa informação para o setor, e promover pautas relevantes a partir da expertise de suas diretorias no biênio 2021-2022.  Os encontros acontecem no YouTube do CVG RS mensalmente.

Para a presidente do CVG RS, Andréia Araújo, com um mercado cada vez mais competitivo, sem dúvida aumenta o interesse das empresas em vislumbrar estratégias que possam aprimorar o relacionamento com seus clientes, proporcionando experiências diferenciadas e até personalizadas, visando uma fidelização. Ouvir profissionais com a experiência de Martha Becker e Matheus Naibert nos abriu várias frentes de reflexão. Essa é a nossa missão: gerar conteúdos de relevância para o público do CVG RS. Mais uma vez, nosso imenso agradecimento a estes dois grandes profissionais que dedicaram parte do seu tempo à nossa entidade na noite de ontem.” 

Assista na íntegra: (375) Painel do CVG RS aborda construção de réguas de relacionamento no ambiente digital – YouTube

Palestrantes:

Martha Becker

Diretora da Martha Becker Comunicação Connections. É jornalista formada pela PUCRS. Trabalhou na produção,redação e apresentação de programa e telejornais da TVE RS e RBS TV/TVCOM (afiliadas da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Fez parte da diretoria da Abracom RS(Associação Brasileira das Agências de Comunicação) e diretora voluntária da ADVB.

Matheus Naibert

Co-fundador na Conectados, empresa de Marketing Digital no mercado há mais de 5 anos, com destaque para o atendimento a contas no ramo de Seguros. Especialista em marketing digital, PNL, Negociação e Vendas, Naibert atua há 7 anos no processo de projetos e relacionamento de empresas com seus clientes. Já percorreu diversos segmentos e contribuiu para o aumento de faturamento de centenas de empresas, na veiculação de campanhas digitais, o que faz jus à frase que orienta a Conectados: conectando objetivos, alcançando resultados.

Sobre o CVG RS Sem Fronteiras

O “CVR RS Sem Fronteiras” surge com o intuito de dialogar com todo o Brasil sobre o setor de seguros. Conversas abertas darão enfoque a diversos temas, personagens e contextos relevantes para o segmento no país. O objetivo é partilhar experiências e ensinamentos entre os mais experientes e as novas vozes no mercado. 

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Descarte Inteligente, ecológico e consultoria ambiental são diferenciais sustentáveis da MAPFRE a segurados

Serviços estão disponíveis no produto residencial e eletrônicos cobertos por garantia estendida

O compromisso ambiental da MAPFRE, presente no dia a dia da empresa, também considera os impactos e os aspectos socioambientais envolvidos nos produtos e serviços oferecidos a segurados. Um exemplo são as assistências do seguro residencial, que contam com a consultoria ambiental e o descarte inteligente de móveis e eletros sem utilidade. 

No descarte ecológico do produto MAPFRE Residencial, a seguradora envia um profissional para a retirada de móveis, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos para posterior descarte seguindo as práticas de sustentabilidade e normas vigentes. 

Podem ser entregues ao serviço de coleta especializado itens como sofás, geladeiras, camas, fogões, colchões, entulhos e restos de obras, entre outros e, após a coleta, é feita a descaracterização dos resíduos e a separação por tipo de matéria, com destinação ambientalmente correta de 100% de tudo o que é coletado. 

Além da coleta, a consultoria ambiental disponibiliza aos segurados informações para manter as melhores práticas da sustentabilidade, como a utilização eficiente de energia elétrica, uso racional de água, reciclagem de lixo doméstico e informações úteis para deixar a residência sustentável. “Nossa expectativa é despertar nos segurados o interesse pela prática sustentável. Somos responsáveis pelo impacto de nossas ações ao meio ambiente e esses serviços são reflexo das necessidades atuais por um consumo mais responsável e práticas sustentáveis”, afirma Patricia Siequeroli, Diretora de Seguros Gerais da MAPFRE. 

Há, ainda, a logística reversa para os eletroeletrônicos defeituosos segurados com garantia estendida, produto conhecido como Troca Certa. Neste último, os componentes dos eletroeletrônicos são destinados de maneira correta ou reinseridos na cadeia produtiva, aproveitados na produção de outros bens de consumo. 

Somente em 2020, foram prestados mais de 68 mil atendimentos a segurados que acionaram a Garantia Estendida de Eletros, dos quais mais de 39 mil produtos com defeito ou danificados foram direcionados ao descarte ecológico. No total, foram mais de 25 toneladas de lixo eletrônico receberam destinação correta. 

“O Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, é o campeão em geração de lixo entre os países da América Latina segundo pesquisa da ONU Meio Ambiente. Por meio dessas ações, agregamos valor ao negócio e contribuímos com o meio ambiente e a sociedade”, reforça a diretora. 

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Zurich e Instituto Terra dão pontapé inicial em projeto para recuperar Mata Atlântica

Com meta de plantio de 1 milhão de árvores de espécies nativas no Vale do Rio Doce até 2028, iniciativa de reflorestamento preserva a biodiversidade e ajuda a combater mudanças climáticas. Em 20 anos, elas deverão sequestrar o equivalente a 163 toneladas de CO2 da atmosfera, beneficiando todo o planeta

O projeto da Zurich em parceria com o Instituto Terra, que pretende chegar ao plantio de 1 milhão de árvores até 2028, está com a sua primeira etapa concluída: 100 mil mudas de árvores de 69 espécies nativas foram plantadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), entre os meses de outubro do ano passado e fevereiro de 2021. O projeto ganhou até uma canção de Gilberto Gil: “Refloresta”, que, dois meses após o lançamento, já soma mais de 300 mil visualizações no YouTube.

Através do plantio e da manutenção das mudas, o objetivo da Zurich é ajudar a reconstruir a cobertura de Mata Atlântica original da região do Vale do Rio Doce. Integrante da Net-Zero Asset Owner Alliance da Organização das Nações Unidas (ONU), a seguradora está comprometida com a redução e compensação das emissões de carbono no planeta.

O projeto envolve desde a coleta de sementes até a produção das mudas no viveiro do Instituto, além dos plantios, do monitoramento e da manutenção para o pleno estabelecimento das plantas no solo. “Estimativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), feita em parceria com o Instituto Totum e a Fundação SOS Mata Atlântica, aponta que cada árvore absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) da atmosfera em seus primeiros 20 anos. Isto significa que o projeto de 1 milhão de árvores tem o potencial de sequestrar mais de 163 mil toneladas de carbono do meio ambiente em duas décadas”, comemora o diretor-executivo responsável pela Sustentabilidade da Zurich no Brasil, Rodrigo Barros. 

Segundo o executivo, o Grupo Zurich apoia o projeto globalmente porque entende que o reflorestamento, por ser um excelente meio de combate às mudanças climáticas, deve ocorrer de uma forma direcionada e responsável para garantir a biodiversidade, protegendo a variedade de vida selvagem e as comunidades locais. “A parceria com o Instituto Terra proporciona todos esses elementos, já que, além de promover o reflorestamento, a entidade também apoia as comunidades locais por meio de diversos projetos educacionais e de preservação da água”.

Na primeira etapa, concluída nos primeiros meses chuvosos de 2021, foram priorizadas 69 espécies pioneiras e secundárias, com alta disposição de folhas e formação de serrapilheira, contribuindo para a proteção e nutrição do solo. Além disso, elas devem atrair a fauna, fornecendo alimento ou abrigo para animais silvestres – muitos dos quais se tornam dispersores de sementes, ajudando a perpetuar a floresta e a manter seu equilíbrio ecológico. Em outras palavras, esse é considerado um pontapé inicial para a regeneração do bioma, protegendo o solo, atraindo a fauna e favorecendo a manutenção de nascentes, riachos e ribeirões.

“Estamos muito felizes com a conclusão dessa primeira etapa do projeto de recuperação da RPPN Fazenda Bulcão. Isto significa que foi dado mais um passo rumo ao objetivo maior que é o de devolver à natureza aquilo que lhe foi tirado. Mas mais que isso: manifesta a materialização de um compromisso estabelecido pela Zurich em nível global, o de zerar as emissões de carbono até 2050. Queremos ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto socioambiental do mundo”, finaliza Rodrigo Barros.

Refloresta

Os plantios foram realizados respeitando todos os ecossistemas envolvidos e ampliando a diversidade da flora de Mata Atlântica – na área da RPPN já convivem, em diferentes estágios de desenvolvimento, outras 2,2 milhões de árvores de mais de 230 espécies do bioma, fruto de um projeto de restauração em desenvolvimento há mais de 20 anos pelo Instituto Terra.

“A primeira fase de reflorestamento da RPPN Fazenda Bulcão permitiu restabelecer a cobertura sobre o solo, trazer diversidade e o estabelecimento de processos ecológicos naturais regenerativos em uma área totalmente degradada anteriormente”, pontua a diretora-executiva do Instituto Terra, Isabella Salton.

Os novos plantios, com o apoio da Zurich, são fundamentais para ajudar a enriquecer e a ampliar o processo de restauração de aspectos e características originais do bioma nos próximos anos. A escolha de diferentes espécies nativas, aliás, é o que torna o reflorestamento eficaz, pois não cria monoculturas, respeitando os ciclos do solo. Isso significa que a floresta crescerá, contará com o aumento de sua biodiversidade, e com o tempo, terá capacidade de se autoperpetuar a longo prazo.

Próximos passos

Com as mudas plantadas, a primeira fase ainda contará com um monitoramento mês a mês por um período de dois anos sob a orientação de consultores professores da ESALQ-USP e com o apoio e parceria dos alunos e professores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, unidade Colatina). Os resultados poderão ser apresentados em revistas, congressos e veículos reconhecidos de difusão de conhecimentos científicos.

Ainda para este ano de 2021, a equipe do Instituto Terra planeja produzir e plantar mais 140 mil árvores de 69 espécies, dando sequência às ações previstas na parceria com a Zurich. Os novos plantios buscam ampliar o número de matrizes arbóreas florestais que possam fornecer sementes, de forma a garantir a variabilidade e a sustentabilidade genética das populações seguintes, tornando a nova floresta autossustentável. Também estão sendo usados o máximo possível de insumos orgânicos e de fontes locais para evitar emissões de carbono e custos ambientais, de acordo com o alinhamento mundial de sustentabilidade da Zurich.

As ações de monitoramento serão conduzidas durante os próximos oito anos do projeto, de forma a gerar um panorama completo e fiel ao desenvolvimento das árvores plantadas e do impacto da ação conjunta entre a Zurich e o Instituto Terra. A expectativa é que, até 2028, o projeto tenha sido responsável pela cobertura de uma área de 700 hectares de terra no Vale do Rio Doce – o equivalente ao tamanho de 850 campos de futebol.

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Conjuntura CNseg reavalia setor de seguros em 2020 após incorporação da saúde suplementar

Com números de 2020 divulgados pela ANS, a arrecadação do setor segurador apresenta crescimento de 3% sobre 2019

Conjuntura CNseg nº 44, a nova edição da publicação produzida pela Confederação Nacional das Seguradoras, mostra expansão do setor segurador após a incorporação do resultado final de saúde suplementar em 2020.

No texto sobre análise setorial, a publicação destaca que, influenciada pelos números fechados da saúde suplementar em 2020 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  a arrecadação consolidada do setor segurador (Seguros- sem DPVAT -; Previdência e Vida; Saúde Suplementar e Capitalização) avançou para R$ 500,9 bilhões no ano passado, representando crescimento de 3% sobre 2019. 

Sem saúde suplementar, o montante arrecadado em 2020 fora de R$ 273,7 bilhões, 1,3% superior ao de 2019. A taxa de participação do setor em proporção ao PIB subiu para 6,7% no ano passado, com a inclusão da saúde suplementar.

Segundo a publicação, a saúde suplementar encerrou 2020 com R$ 227 bilhões em contraprestações líquidas, crescimento de 5,1% em relação a 2019. Houve, contudo, desaceleração sobre 2019, quando o segmento havia crescido 8% sobre 2018.

Sobre o quadro macroeconômico, a Conjuntura CNseg constata que a economia mostrou-se mais resiliente do que o esperado no primeiro trimestre,  mas adverte que as métricas de análise devem ser olhadas com cautela com a inclusão dos números de março, porque indicam um cenário de forte crescimento que, na prática, não se verifica.

A análise macroeconômica explica que os desvios das métricas, sobretudo na comparação mês contra mês do ano anterior, ocorrem porque em março do ano passado houve as primeiras medidas restritivas à circulação e ao funcionamento de indústrias e empresas comerciais e de serviços, refletindo-se na dessazonalização dessas séries em tempos tão excepcionais.

Há exemplos numerosos: a PIM-PF, por exemplo, mostrou que a produção industrial brasileira recuou 2,4% em março perante fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. No entanto, na comparação contra o mesmo mês de 2020, março apresentou alta de 10,5%.

Já a PMC registrou queda de 0,6% no comércio varejista em março sobre fevereiro, mas indicou alta de 2,4% na comparação a março de 2020. A oscilação se repete com o IBC-Br, indicador de atividade agregada do Banco Central. O índice teve queda de 1,59%, consideravelmente menor que a esperada na margem. Na comparação contra o mesmo mês de 2020, o IBC-Br marca alta de 6,26%. No primeiro trimestre, a alta ficou em 2,3%.

A publicação apresenta também o desempenho do setor de seguros neste ano, demonstrando o comportamento heterogêneo entre as coberturas de Danos e Responsabilidade e as Pessoais nos três primeiros meses do ano, ainda impactadas pela pandemia. Sem Saúde Suplementar e DPVAT, o setor de seguros fechou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período de 2020, acumulando o montante de R$ 71,2 bilhões em prêmios de seguros, contribuições em Previdência Privada e faturamento de capitalização. Lembra a publicação que, no primeiro trimestre do ano passado, a crise da pandemia estava em seu começo, o que possibilitou ao setor obter um crescimento de 7,8% sobre o mesmo período de 2019.

O estudo faz ainda um prognóstico positivo para o primeiro semestre do ano, destacando que os indicadores econômicos poderão apresentar mais vigor entre abril e maio, tendo em vista a diminuição das restrições à circulação e às atividades econômicas em abril e maio. “Espera-se um cenário um pouco mais positivo para a primeira metade do ano e, por essa razão, as expectativas para o crescimento do PIB em 2021 começam a ser corrigidas para cima, como abordaremos mais adiante”, diz o estudo.

A inflação, em alta global, influenciada pela escassez ou elevação de preços de insumos de produção e materiais básicos, além dos alimentos, e comportamento do emprego são outros temas tratados na nova publicação. A correlação entre inflação e taxa de emprego é avaliada, destacando-se que as grandes transferências de renda às famílias podem estar desestimulando a busca por emprego, enquanto outros acreditam que os problemas de escassez nas cadeias de produção estariam por trás das contratações abaixo do previsto, fato corroborado pelas altas taxas de aumento dos salários no País.  A correlação entre os indicadores econômicos, setoriais e o comportamento dos ramos e modalidades de seguros é assunto recorrente na nova publicação.

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Bradesco Saúde vence prêmio top empresarial internacional

A Bradesco Saúde está entre as vencedoras do Prêmio Top Empresarial Internacional, promovido, há 24 anos, pela Associação dos Empresários da Região Sul e Mercosul – entidade com mais de 60 anos de atividades. 

A iniciativa tem como objetivo reconhecer as empresas que fomentam o crescimento econômico, permitindo o aumento de produtividade e qualidade, além do melhor desempenho de processos, produtos e serviços. A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de junho. 

“Ficamos honrados com esse reconhecimento ao trabalho realizado pela Bradesco Saúde. Primamos pelo aprimoramento dos nossos produtos, por meio da inovação e das melhores práticas de gestão de saúde, em meio a profundas transformações no universo do trabalho, que foi desafiado nesses tempos de pandemia da Covid-19”, afirma Flavio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde e Mediservice.  

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